A Internet das Coisas já não é mais um conceito da ficção. A aplicação da IoT já é realidade nos mais diversos setores da sociedade e em tarefas muito mais próximas do que podemos imaginar. Para provar isso, separamos alguns projetos de internet das coisas que já estão transformando a realidade de pessoas e empresas.Confira nossos exemplos e surpreenda-se:

5 projetos de internet das coisas para conhecer

1. Internet das coisas em projetos de sustentabilidade

A tecnologia pode ser uma grande aliada nas práticas sustentáveis. Um grande exemplo disso são os sistemas de monitoramento de substâncias no ar. Acompanhando de perto os dispositivos de IoT, é possível minimizar o impacto ambiental e controlar a emissão de substâncias que podem ser nocivas ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

2. IoT em cidades

A transformação que a IoT promove nas cidades é facilmente percebida. E não precisamos falar de projetos de internet das coisas muito ambiciosos: a iluminação inteligente, por exemplo, reconhece quando a luz natural não é mais suficiente. Então, ao invés de um horário programado, as luzes das ruas só acendem quando são realmente necessárias.Aliger - 5 projetos de internet das coisas que voce precisa conhecer

3. Agricultura inteligente com IoT

A utilização de soluções de IoT para agricultura está em constante crescimento. A BI Intelligence prevê que o número de instalações de dispositivos de IoT na agricultura atinja 75 milhões até 2020.Os dispositivos agrícolas inteligentes mais populares são as estações meteorológicas, com sensores que preveem e monitoram as condições climáticas nas plantações. Além disso, já existem maneiras de aplicar dispositivos que monitoram a lavoura e administram de maneira mais eficiente o uso de fertilizantes e outros produtos usados nas plantações.

4. Internet das coisas na área da saúde e bem estar

Esse pode ser o item considerado mais impressionante entre os exemplos de projetos de internet das coisas. A tecnologia da IoT já consegue atuar promovendo a saúde e uma vida melhor.Para empresas da área, ganha-se muito ao aplicar a IoT na automação de processos laboratoriais, no controle de infecções, nos diagnósticos remotos e na gestão de antibióticos e outras substâncias.Além disso, já existem vários dispositivos utilizáveis no dia a dia capazes de coletar dados biomédicos e enviá-los a aplicativos instalados em smartphones. Esses apps ajudam a controlar pontos como batimentos cardíacos e a respiração.

5. IoT para a logística e o transporte

O setor de logística e transporte também já se beneficia da conectividade da IoT. Um case de sucesso entre os projetos de internet das coisas é o aplicativo de viagens urbanas globais Citymapper, que lançou seu serviço Smart Ride em Londres no início de 2018.A tecnologia mostra serviços integrados de transporte, compartilha rotas e aponta a possibilidade de compartilhar caronas com pessoas de rotas semelhantes, incentivando não só a praticidade, mas também a agilidade e sustentabilidade.Aliger - 5 projetos de internet das coisas que voce precisa conhecerViu como os projetos de internet das coisas estão cada vez mais acessíveis? Entre em contanto com a Aliger e descubra a possibilidade de desenvolver suas próprias ideias a partir da IoT!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *