O avanço das tecnologias faz com que surjam novas discussões sobre as necessidades das empresas no ambiente de trabalho.Dentre os pontos abordados, está a importância da comunicação sem fio e os impactos positivos que ela pode gerar, agregando mais conectividade, mobilidade e resultados em novas funções e abordagens profissionais.Para aprender mais sobre os equipamentos sem fio e obter novas ideias para implementação em sua companhia, continue a leitura!

Importância da comunicação sem fio

Com o avanço do uso de dispositivos móveis e os benefícios que eles proporcionam, a comunicação sem fio é um fator fundamental. Em companhias, ela pode agregar maior capacidade de monitoramento para a gestão, mobilidade e agilidade operacional, bem como redução de custos e riscos.

Tipos de comunicação sem fio

LoRa

tecnologia LoRa surgiu com a finalidade de interligar dispositivos em pequenas distâncias, de 2 a 5 km, e com taxas baixas de transmissão.Ela é caracterizada por permitir também longos alcances, mas com pouco consumo de energia associado e baixo custo. Por isso, é útil para IoT em locais específicos, como fábricas em áreas rurais isoladas e aplicações que lidam com recursos naturais, energia e logística.

Sigfox

A Sigfox também emergiu como uma opção de baixo custo/consumo e facilidade de implementação, com baterias que podem durar por anos.Apesar de envolver transmissões lentas de dados em pequenos pacotes e cobrir longas áreas, é problemática com a necessidade de mobilidade.

Bluetooth

O Bluetooth é caracterizado por seu longo alcance e pouco consumo de energia, e surgiu como uma evolução de um outro protocolo, o Zigbee.Por conta de sua adoção em dispositivos celulares, é interessante para IoT. No entanto, o consumo de bateria é maior que o da LoRa e o seu alcance, menor. Já quando comparado com o Wi-Fi, o Bluetooth perde na taxa de transferência.

Wi-Fi

O padrão Wi-Fi foi proposto como uma substituição para o Ethernet, que caracterizava as redes locais antigas.Para IoT, possui algumas vantagens, como baixo custo de infraestrutura e facilidade de implementação. No entanto, sofre com o alto consumo energético e o alcance menor que o de outras tecnologias, como LoRa e Sigfox.

6LowPAN

O 6LowPAN é uma adaptação do IPv6 com o protocolo 802.15.4 para redes de curto alcance.Essa tecnologia surgiu com a ideia de propor um protocolo de comunicação para pequenos dispositivos, com baixa capacidade de processamento — sendo ideal, portanto, para a internet das coisas.

NBIOT

O padrão NBIOT é focado em aparelhos celulares e em coberturas de locais fechados, com baixo custo, menor consumo de bateria (podendo durar até 10 anos) e alta densidade de conexão — requisitos interessantes para IoT.O alcance também é alto, mas a popularidade e adoção é menor se comparada com LoRa, Sigfox e Wi-Fi. Apresenta um tempo de resposta melhor que a LoRa e pode garantir uma qualidade superior em áreas urbanas densas.É ideal para arquiteturas com sensores fixos e dispositivos estáticos, mas não para situações que exigem flexibilidade.

LTE/GPRS

Também voltados para celulares, os padrões LTE se diferem do NBIOT por agregar um custo mais alto, mas permitir maior poder de mobilidade. São conhecidos popularmente como “4G” e surgiram com a proposta de taxas bem altas de velocidade de banda.Já o GPRS surgiu entre o 2G e o 3G, e é caracterizado por transmissões mais sofisticadas com dados e voz simultâneos.

Satélite

Os satélites são caracterizados pela função de repetir sinal em micro-ondas.Geralmente, envolvem maior velocidade de download e uma cobertura mais abrangente que os protocolos e padrões, com pouca necessidade de manutenção da infraestrutura, mas a custos altíssimos. Outras desvantagens são a alta interferência do clima e a falta de provedores.A comunicação dos aparelhos sem a necessidade de cabos é uma porta para inúmeras possibilidades. As organizações ganham mais agilidade e mobilidade, o que pode solucionar alguns problemas comuns e eliminar gargalos produtivos. Nesse sentido, a IoT tem um papel importante e é apoiada pelas diversas tecnologias aqui apresentadas.Agora que você já sabe mais sobre a importância da comunicação sem fio, compartilhe este conteúdo com os amigos em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *