A computação quântica, diferentemente da tradicional, surge como alternativa para ajudar empresas a superarem desafios que são impossíveis para os computadores tradicionais. E é por esse motivo que ela é tão relevante para organizações de ponta como a IBM e o Google. Apesar de não ser, exatamente, um assunto novo, é fato que  essas máquinas vão impactar cada vez mais as nossas rotinas.

Pense em dispositivos cujo poder de processamento é tão grande que eles seriam capazes de encriptar data sem que sequer notemos, processar quantidades gigantescas de dados sem oferecer problemas de performance e resolver dilemas complexos que são um problema até hoje para os mais avançados supercomputadores — relacionados a coisas como diagnósticos médicos em tempo real.

No último ano, a revista Nature contemplou o tema e publicou dois papers que mostram as possibilidades advindas da computação quântica e como ela representará uma mudança de paradigma para os empreendimentos. Hoje, exploramos algumas dessas mudanças para ajudá-lo a entender como a tecnologia servirá para avançar os objetivos da sua organização. Confira nos tópicos abaixo!

O que é computação quântica?

Computação quântica é levar em consideração as regras da mecânica quântica ao utilizar computadores para processar informações. Se na computação clássica é preciso um input para se obter um output, ao migrarmos para hardwares quânticos conseguimos chegar a resultados não sequenciais e otimizados sobre vários inputs simultâneos.

O principal diferencial disso é uma velocidade de processamento melhor, mas, há vários outros benefícios que podemos obter da computação quântica. Essas estruturas são bem diferentes dos computadores que conhecemos e contém, por exemplo, um tubo ou um espaço que reproduz o vácuo e pelo qual percorrem lasers que são utilizados para diminuir a velocidade de um único átomo contido em seu interior.

É como esses lasers fossem capazes de diminuir a velocidade do átomo para algo próximo do zero — sendo previamente programados para isso —, permitindo que o computador quântico atinja essas supervelocidades e lide com informação de uma forma impossível para as máquinas tradicionais.

Como a computação quântica se difere da tradicional?

Os computadores tradicionais funcionam sobre números binários e permitem que façamos a inserção de informações para obtenção de resultados. O que significa que, ao realizar cálculos, precisamos estabelecer uma série de regras que determinam exatamente quais tipos de respostas somos capazes de obter. O processo todo envolve a soma, subtração, multiplicação e divisão de dados para a obtenção de variáveis válidas.

Entretanto, não é exatamente assim que o mundo funciona. Há alguns anos estamos cientes de que a física quântica é a ciência capaz de determinar com mais precisão como o nosso universo opera e dentro dela temos sistemas.

Esses sistemas permitem que tenhamos mais de uma informação relevante sobre os estados das coisas simultaneamente, o que significa que a superposição é uma variável que deveria ser considerada também na computação. Os computadores quânticos funcionam sobre o princípio de que um átomo pode estar em dois estados da matéria ao mesmo tempo e nos ajudam a obter resultados mais acurados sobre o mundo real.

Que benefícios poderemos observar graças à computação quântica?

Os computadores quânticos serão disruptivos para todas as indústrias. Abaixo, lhe mostramos algumas maneiras como essa disfunção poderá influenciar empresas como a sua.

Segurança online

Um dos principais diferenciais que podemos esperar com a computação quântica é um aumento da segurança online, cujo único ponto negativo é a obsolescência dos sistemas de encriptação que utilizamos hoje. Afinal, a maioria dos nossos sistemas de segurança atuais leva em consideração o tempo que se gasta para “quebrar” um código como um fator de segurança, e esse período será irrisório com o advento da computação quântica aplicável.

A boa notícia, porém, é que esse tipo de inovação permitirá a distribuição mais organizada de informação e a criação de métodos de comunicação extremamente seguros. Porque uma de suas características é impedir que as mensagens, quando e se interceptadas, sejam lidas pelo interceptador.

Inteligência Artificial

Os impactos da Inteligência Artificial já fazem a diferença no dia a dia das empresas, mas farão muito mais com computação quântica. Porque esses sistemas são capazes de absorver e analisar mais informações simultaneamente, eles serão melhores para prover as Inteligências Artificiais com informações e o feedback de que elas precisam para ter uma performance otimizada.

Isso reduzirá a curva de aprendizado dos sistemas, e conseguirão corrigir seus erros rapidamente e de maneira auto-suficiente. O resultado? Uma tecnologia mais intuitiva e que avança com mais velocidade.

Previsibilidade aumentada

Para que sistemas como os de diagnóstico médico ou de previsão de tempo funcionem, precisamos de uma coisa chamada de previsibilidade. Ela é a capacidade de determinar um número de resultados prováveis a partir de uma informação — e não é de se admirar que ela aumente com a superposição quântica.

Até o presente momento, mesmo quando utilizamos tecnologias sofisticadas, ainda precisamos que as máquinas “adivinhem” parte das informações que esperamos receber. Essa adivinhação torna os resultados imprecisos, especificamente em áreas como as citadas na introdução deste tópico.

Como os computadores quânticos são capazes de analisar múltiplas matrizes de dados ao mesmo tempo e sem perder eficiência, eles permitirão que cientistas tenham uma previsibilidade muito maior sobre suas ações. E melhorarão os resultados que clientes podem ver como a qualidade dos produtos da agricultura.

Com a previsão de tempo otimizada é possível antecipar situações ruins para o plantio e a colheita e utilizar essa informação para evitar problemas que prejudicariam o sabor dos alimentos ou, até mesmo, a segurança dos colaboradores que trabalham em áreas rurais.

Atualmente ainda não temos a produção passiva ou a venda de computadores quânticos viáveis. Entretanto, essa é uma tecnologia que fará parte de nosso futuro e para a qual você deve estar atento, pois representa uma série de possibilidades que ajudarão a sua empresa a entregar um nível de serviço melhor e mais eficiência para seus consumidores.

Gostou de saber mais sobre a computação quântica, como ela funciona e que mudanças ela trará para o dia a dia da sua empresa? Aproveite e entenda melhor os impactos da ciência da inovação em nosso post sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *