Alguns setores da indústria podem ser realmente perigosos e os gerentes sempre procuram as melhores soluções para minimizar e gerenciar os riscos e prevenir acidentes.Com o uso da IoT é possível acompanhar os dados em tempo real e permitir a tomada de decisão de forma rápida e segura.

A seguir vamos conhecer algumas soluções de visão computacional para garantir a segurança na indústria.

Segurança de processo e produção

Hoje em dia a maioria das indústrias contam com um sistema de CCTV instalado. Um algoritmo de visão computacional pode usar essas imagens ao vivo para detectar anormalidades. Por exemplo, em áreas específicas onde não é permitida a entrada de trabalhadores devido aos perigos. Se tal situação é detectada via imagens ao vivo, todo o processo pode ser interrompido.

A visão por máquina pode controlar vários ou diferentes dispositivos, automatizando os processos de produção. Isso aumenta a eficiência e torna o local de trabalho mais seguro, eliminando a necessidade de pessoas estarem em áreas perigosas.

É possível também, usar códigos de barras para classificar produtos ou embalá-los de acordo com seu destino final sem a necessidade de um operador humano.

Segurança material

Scanners automáticos podem ser instalados em linhas de produção possibilitando identificar quaisquer falhas nos materiais utilizados como arranhões, pequenos defeitos que escapam a olho nu que poderiam ser desastrosos na linha de produção ou no produto final e etc.

Além disso, é possível fazer esse trabalho a uma velocidade muito superior quando comparado ao trabalho manual. Especialistas em visão computacional da InData Labs descreveram como a detecção de vários objetos poderia tornar esse processo preciso e rápido para diferentes partes do mesmo objeto.

Segurança contra incêndios

Os sensores de calor e fumaça já fazem parte dos equipamentos de segurança padrão em todos os ambientes industriais. Estes poderiam ser complementados com medidas preventivas, como câmeras infravermelhas. Por exemplo, se um dispositivo superaquecer e iniciar um incêndio, ele poderá ser visto em uma câmera infravermelha e parado antes de se tornar um perigo.

Segurança elétrica

O uso de sensores IoT é uma maneira barata e eficaz de garantir que todos os circuitos elétricos estejam funcionando corretamente. Através da coleta de dados é possível evitar sobrecargas, quedas de energia ou até mesmo incêndios causados ​​por curto-circuito. A visão computacional pode processar inúmeros sinais provenientes de circuitos elétricos e detectar atividade anormal.

Construção, local de trabalho e segurança ambiental

Sensores de alta resolução instalados em drones ou outros veículos autônomos podem escanear o perímetro e detectar quaisquer mudanças estruturais. Uma aplicação muito importante em ambientes de alto estresse como minas de carvão e exploração de petróleo, onde qualquer mudança repentina pode resultar em perda de vida ou riscos ambientais.

O ambiente é segmentado e cada parte é comparada com um modelo “bom” predefinido. Ao identificar as diferenças, o computador pode ajudar a avaliar se existe um perigo real.

Segurança geral

Sistemas de sensores inteligentes já estão em vigor em algumas áreas, como a China, onde o governo usa sistemas de reconhecimento facial para segurança geral. Esse sistema também pode ser usado nas fábricas substituindo os crachás de acesso. Já que as medidas biométricas são muito mais precisas quando comparadas aos cartões de acesso tradicionais ou chaves.

Esses são exemplos de como a IoT e a Visão Computacional podem melhorar de forma significativa os processos nas indústrias, maximizando a eficiência e minimizando os riscos. No entanto, as possibilidades oferecidas pela IoT no setor industrial são infinitas.

Entre em contato com a Aliger. Construiremos o seu projeto de forma eficaz e sob medida para atender às suas necessidades.

[btx_button link=”https://www.aliger.com.br/contate-a-aliger/” icon=””]Quero potencializar meus resultados.[/btx_button]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *