Você já ouviu falar em sistemas de visão? Caso nunca tenha ouvido falar sobre o tema, não se preocupe: o post de hoje é dedicado exclusivamente para falar sobre essa tecnologia.É possível que você já tenha contato com ela sem nem perceber. Continue lendo para entender melhor sobre a aplicação destes sistemas nas empresas e como utilizá-los no seu dia a dia.

Afinal, o que são Sistemas de Visão?

Os sistemas de visão são programas que tentam identificar objetos representados em imagens digitalizadas fornecidas por câmeras de vídeo. Ligado à robótica, esse conceito também tem aplicabilidade dentro da inteligência artificial, permitindo assim que os robôs ou dispositivos possam “ver”.É o que acontece ao capturarmos imagens de câmeras de segurança, por exemplo, mas com a função posterior de analisar e tirar conclusões sobre as imagens de forma automatizada.

Aplicação na prática: para que servem os sistemas de visão

Os sistemas de visão são tecnologias com vantagens importantes para as empresas. Mesmo para quem não conhece o termo, é possível que já tenha tido contato com alguma tecnologia do tipo. O empresário em qualquer empresa ou indústria deve ficar de olho nessa tecnologia pois ela age em etapas e fases diversas dos seus processos.Câmeras de segurança, captando imagens pelo ambiente da empresa, por exemplo, podem alimentar sistemas de visão que busquem reconhecimento facial. Empresas de diferentes ramos utilizam o sistema de visão como ferramenta de controle de qualidade.Seja no ramo alimentício, têxtil ou automobilístico, softwares cada vez mais avançados, aliados à capacidade de processamento cada vez maior do hardware, ampliam as opções de uso da visão computacional a cada dia. Ao interpretar imagens e reconhecer padrões, é possível verificar o andamento de processos e a qualidade dos seus produtos finais.É por meio de análise de imagens por sistemas de visão que as empresas conseguem, ainda, identificar produtos defeituosos na cadeia de produção, além de encontrar erros que precisam ser corrigidos ao longo do processo.

Sistemas de Visão: Como Utilizar na sua Empresa

Para o empresário que já entendeu a importância desse tipo de tecnologia, resta saber como ela pode ajudá-lo na prática. Alguns exemplos de como utilizar sistemas de visão de forma muito próxima da realidade da sua empresa incluem:
  • Reconhecimento e identificação de objetos, formas e pessoas através de imagens geradas por câmeras e sensores;
  • Contagem de objetos e pessoas. Dessa forma, é possível aplicar sistemas de visão ao trânsito, usando a tecnologia em semáforos de pedestres, estradas, etc;
  • Reconhecimento de padrões internos na empresa. Os sistemas de visão podem identificar e analisar padrões de consumo, operações, produção, rotinas, caminhos, mudanças de cenários, hábitos e comportamentos. Assim, como falamos acima, a produção é otimizada, mais segura e eficaz;
  • Notificações em tempo real. Os sistemas de visão funcionam, por meio da internet das coisas, avisando em tempo real o que foram programados para encontrar – evitando perda de tempo ao buscar imagens gravadas em arquivos.
Em todos os exemplos de utilização dos sistemas de visão acima, a Aliger pode te ajudar!Quer saber mais sobre as diferentes possibilidades de aplicação da tecnologia de visão computacional na sua empresa? Então entre em contato conosco agora mesmo e vamos conversar sobre as vantagens que você pode ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *