aliger em Business

16 de setembro, 2018

Curadoria digital: entenda como esse serviço pode ajudar sua empresa

Você já ouviu falar em curadoria digital? Agora que empresas e pessoas estão cada vez mais conectadas, esse serviço é uma excelente forma de definir exatamente que tipos de recursos uma organização necessita para operar em seu melhor. Em resumo, as curadorias digitais são consultorias específicas para definir como as tecnologias podem ajudar um empreendimento a se destacar. Na hora de contratar uma curadoria digital, todavia, é preciso entender como elas funcionam e quais fatores são levados em consideração na hora de recomendar softwares e hardwares. Por isso, mostramos neste texto quais são os pontos mais importantes na curadoria digital e como eles impactam o sucesso das empresas.

Para que serve uma curadoria digital?

Quando uma empresa busca por ferramentas que possam ajudá-la a desempenhar as tarefas do dia a dia, acelerar seus ganhos ou conquistar novos mercados, elas nem sempre têm facilidade com a tarefa. Nem sempre os departamentos de TI estão habilitados para orientar essa busca, e detectar a tecnologia certa para amplificar os resultados pode ser um desafio. É aí que entra a curadoria digital e o papel desempenhado por empresas como a Aliger. Há muitos fatores importantes a serem considerados na hora de escolher um novo recurso e eles vão além do custo-benefício. Compreender exatamente que problema pretende-se resolver com uma tecnologia é um deles, bem como analisar que fornecedor pode oferecer o melhor tipo de suporte para a implementação do recurso escolhido. Nem sempre essas tarefas estão ao alcance dos empresários e de seus colaboradores que já vivem sobrecarregados com suas próprias atividades. É nesse momento que o trabalho de curadoria digital se mostra mais útil. Entre outras coisas, ele serve para:
  • indicar o quanto uma nova aquisição ou dispositivo pode trazer de crescimento para a organização;
  • determinar o quão escalável essa ferramenta pode ser;
  • determinar se ela é compatível com os demais sistemas já utilizados na empresa.

Como a curadoria digital funciona?

Os serviços de curadoria digital fazem a comparação das principais características oferecidas pelas tecnologias disponíveis no mercado. O seu maior objetivo é localizar aquela que melhor atende as demandas da empresa contratante ou desenvolver soluções customizadas que possam fazer jus a esses critérios. É esse o tipo de serviço que você pode encontrar na Aliger. A curadoria vai além das respostas que uma simples pesquisa poderia oferecer. Além disso, ela possibilita explicações mais profundas e demonstrações dos benefícios de um recurso em detrimento de outro. Isso traz mais conhecimento sobre os produtos antes da aquisição, o que possibilita uma escolha mais adequada.

O que leva-se em conta ao longo da curadoria digital?

A curadoria digital leva em consideração alguns pontos, entre eles:

Valor de aquisição e manutenção da tecnologia

O valor de aquisição e manutenção de uma tecnologia é um dos principais pontos para a curadoria digital. Com essa informação, é possível determinar o custo-benefício de uma solução e apontar a melhor escolha para uma empresa em determinado momento. Por isso, é a partir de um orçamento pré-definido pelo cliente que começam a maioria dos trabalhos em curadoria digital.

Curva de aprendizado

Outro ponto importante para os curadores é quanto tempo leva para que profissionais aprendam a utilizar determinada tecnologia. Se a curva de aprendizado de um novo recurso for muito grande, é improvável que sua implementação seja tão bem-sucedida quanto imaginado, ou que sequer seja possível sem treinamentos específicos. Por isso, quanto menor a curva de aprendizado de uma tecnologia, mais chances ela tem de ser recomendada. O que não significa que soluções complexas são deixadas para escanteio. Entretanto, as mais simples são priorizadas, principalmente nos projetos de curto prazo, porque oneram menos as empresas e são mais fáceis de serem adotadas por todos os colaboradores.

Histórico das aplicações

Quando uma tecnologia é recomendada pela curadoria digital, ela primeiro precisa atender uma série de critérios, como já deixamos claro até aqui. Um deles é como essas soluções foram utilizadas por empresas com demandas parecidas e o quão eficientes elas foram em trazer resultados. Essa consideração é importante porque aumenta a probabilidade de um ROI positivo na aquisição de novos serviços, produtos, softwares ou equipamentos.

Como o Grey Power pode ajudar?

Você já ouviu falar em Grey Power? É assim que nos referimos à “sabedoria dos mais velhos” ou à experiência de profissionais consolidados em sua área e os conhecimentos advindos dela. Esses profissionais são parte fundamental de uma equipe de curadoria digital. Eles possuem informação e expertise, conquistadas por meio de décadas no mercado de trabalho. Isso os permite entender que tecnologias são ideais para a sua empresa e quais são apenas modismos ou tendências que serão esquecidas nos próximos anos. Ao identificar uma empresa para fazer curadoria digital, é importante priorizar times que saibam lidar com dados, mas também oferecer insights de grande valor sobre eles. Portanto, fique atento às empresas que possuem Grey Power e podem oferecer uma curadoria digital mais eficiente por conta disso.

Quais são os benefícios da curadoria digital?

Dentre os múltiplos benefícios da curadoria digital, como a redução dos riscos na implementação de novas tecnologias, devemos citar a importância desse serviço para chegar à solução mais adequada para a empresa. Sem curadoria digital, empreendedores podem adquirir uma série de softwares e tecnologias que não endereçam de fato seus problemas e, com isso, perder tempo e dinheiro ao longo do processo. Já com a ajuda de empresas como a Aliger é possível até desenvolver recursos sob medida para necessidades em particular. De fato, a curadoria digital é um motor da inovação porque permite descobrir em pouco tempo se existe uma tecnologia que desempenha aquela tarefa específica, além de orientar a empresa sobre como desenvolvê-la caso ela não exista. Em muitos casos a curadoria digital resulta em novos produtos e serviços que contemplam com precisão as necessidades empresariais e são construídos pensando nos hábitos de uso de seus colaboradores. Isso diminui a curva de aprendizado, aumenta as taxas de sucesso e ajuda a consolidar marcas nas tarefas que elas desempenham melhor que nenhuma outra organização no mercado. Podemos concluir, portanto, que a curadoria digital é fundamental para o sucesso dos empreendimentos e pode fazer toda a diferença na lucratividade, produtividade e eficiência da sua empresa. Por isso, encontrar um parceiro capaz de fazê-la bem pode ser uma importante decisão que você deve tomar em prol do crescimento. E aí, gostou de aprender mais sobre curadoria digital? Entre em contato agora mesmo com os especialistas da Aliger e descubra como podemos ajudá-lo com esse serviço!

Escrito por

Tags

Open chat