É fato que tecnologia e produtividade andam de mãos dadas. Por isso, as revoluções industriais são divididas de acordo com o avanço tecnológico obtido em cada fase. Na primeira, a máquina a vapor aumentou consideravelmente a produtividade das indústrias e foi responsável pela criação de muitos empregos e mercados consumidores.

Na segunda, foi o Fordismo que permitiu que bens fossem produzidos em massa e com maior agilidade. Já na terceira, o desenvolvimento da informática impactou as empresas e a produtividade delas.

Hoje, estamos vivenciando a Quarta Revolução Industrial, na qual recursos como Internet das Coisas (IoT) e automação são os grandes motores de mudanças no contexto empresarial.

Conheça melhor as tecnologias que a sua empresa pode utilizar para aumentar a produtividade dos colaboradores e descubra como cada uma delas impacta as operações.

Acesso à informação

Uma das características da revolução pela qual estamos passando é o acesso à informação. Colaboradores que encontram com facilidade os dados necessários para realização de suas tarefas são mais produtivos.

Por isso, a informatização de setores como a gestão de estoque e o controle da cadeia produtiva está aumentando a produtividade das empresas. Com a segurança da informação, elas conseguem proteger os dados enquanto permitem que eles sejam acessados pelos funcionários, utilizando computação em nuvem e tecnologia de criptografia.

Automação de processos

Apenas o acesso à informação não é o suficiente para garantir toda a produtividade de que uma empresa precisa para ser mais lucrativa. Recursos como a automação de processos entram nessa equação, facilitando a execução de tarefas rotineiras. Processos automatizados têm menores índices de erro e maiores taxas de produtividade, já que não precisam ser executados apenas nas horas úteis ou sob supervisão constante de um funcionário.

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (AI) têm colaborado para que a automação aconteça com o máximo de eficiência possível. Os dispositivos que possuem AI são desenvolvidos para entender qualquer tipo de processo complexo e responder a ele da maneira mais adequada possível.  Tratam-se de máquinas e softwares que aprendem com as interações e são capazes de realizar tarefas como entender comandos de voz, tomar decisões e automatizar processos.

Internet das Coisas

Internet das Coisas (IoT) é outra das tecnologias que estão aumentando a produtividade das organizações. Nas indústrias, a principal aplicação de IoT opera com o mínimo de intervenção humana em atividades de alta complexidade, como o monitoramento da produção, pois permite que máquinas se comuniquem entre si.

Essa movimentação em direção a autonomia dos dispositivos que utilizamos torna as operações mais eficientes, rápidas e menos onerosas. A IoT pode ser utilizada para melhorar o consumo de energia (redução de custos), fazer a gestão de risco dentro das empresas e auxiliar em tantas áreas quanto você possa imaginar, da logística a inteligência de negócios.

Quando empresas são mais produtivas, elas também conseguem ser mais rentáveis. Iniciativas que tornam as operações mais eficientes poupam tempo e recurso para a produção de resultados. A margem de lucro dos produtos aumenta e as organizações conseguem recuperar o investimento em tecnologia rapidamente.

Entendendo a relação entre tecnologia e produtividade a sua empresa pode investir naquelas que a tornarão mais lucrativa.

Gostou deste texto? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e dissemine esse conhecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *