O termo Indústria 4.0 é relativamente novo, mas sintetiza bem a transformação pela qual as empresas precisam passar para se modernizar. Trata-se de uma forma de operar por meios inteligentes, ágeis, integrados e cada vez mais digitais.Naturalmente, as ideias de Indústria 4.0 e internet das coisas se cruzam quando falamos em formas de se trabalhar com eficiência na era digital. Mas onde exatamente estas propostas se encontram? E como a internet das coisas vem impactando a operação da indústria 4.0?É disso que falaremos no post de hoje. Continue lendo para descobrir!

Indústria 4.0 e internet das coisas: qual a relação?

A Indústria 4.0 refere-se ao uso de automação e troca de dados no meio industrial.O conceito abrange, de forma ampla, uma série de tecnologias usadas para criar uma fábrica inteligente, onde máquinas, sistemas e humanos se comunicam entre si para coordenar e monitorar o progresso ao longo da linha de montagem.Nesse cenário é que entra a relação entre indústria 4.0 e internet das coisas. Passando por uma série de tecnologias, a IoT está presente nas indústrias modernas por meio de robôs autônomos, sistemas de simulação, dispositivos em rede, realidade aumentada e muitas outras formas conectadas de fornecer dados captados e controlados digitalmente.Entenda como a internet das coisas impacta a Indústria 4.0A verdade, portanto, é que a internet das coisas funciona como um agente catalisador da manufatura digital. A Indústria 4.0 usa a IoT por meio de todos os dispositivos: robôs, simulações e ferramentas com sensores conectados, fornecendo dados úteis para a produção.

Fábricas inteligentes e o impacto da IoT na indústria

É por meio da relação intrínseca entre indústria 4.0 e internet das coisas que surge o conceito de fábricas inteligentes. As fábricas inteligentes são empresas conectadas, automatizadas, otimizadas e ágeis.São as indústrias que usam a tecnologia a seu favor para conseguir melhores resultados, produção mais eficiente e gestão potencializada. E é a internet das coisas quem possibilita alcançar estes objetivos. E o melhor é que o impacto positivo da IoT nas indústrias pode ser sentido em cada área e processo empresarial:
  • Robôs e máquinas automatizadas podem ser utilizados pelas indústrias para operar na manufatura e em operações nas fábricas, com um mínimo de custo e o máximo de agilidade;
  • Formas inteligentes de coletas de dados já conseguem prever e alimentar estoques de acordo com acompanhamento online em tempo real do inventário e análise preditiva do que pode vir a faltar, do que deve ser comprado e quando itens devem ser repostos;
  • Sensores conectados via IoT conseguem monitorar as condições do ambiente, medir os níveis de resíduos nas indústrias e, dessa forma, até mesmo evitar riscos de contaminação no ar, por exemplo.
Entenda como a internet das coisas impacta a Indústria 4.0Essas são só algumas provas de que a indústria 4.0 já não é mais ficção e a IoT é o caminho para esse modelo inteligente e eficaz de empresa.Gostou de saber mais sobre o impacto e a relação entre industria 4.0 e internet das coisas? Então aproveite para conhecer o nosso guia completo sobre aplicações IoT!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *