IA para segurança pública preditiva é uma das pautas mais importantes dentro da análise preditiva. A disciplina, que é uma forma avançada de análise, concentra-se na utilização de dados históricos e daqueles obtidos em tempo real para prever atividades, tendências e comportamentos.

Já a Inteligência Artificial (IA) é similar a como os seres humanos pensam e criam sistemas capazes de aprender, raciocinar e melhorar com o passar do tempo nas tarefas que lhe foram designadas.

Essas duas tecnologias utilizadas em conjunto para ajudar governos e empresas a proteger seus perímetros permite empregar recursos de reconhecimento de imagem e identificação de objetos para  aprimorar a segurança.

Quer entender melhor sobre IA para segurança pública preditiva e como essas ferramentas funcionam na prevenção do crime? Conheça algumas das principais inovações envolvidas no processo!

Reconhecimento de imagens

O grande benefício de IA para segurança pública preditiva é permitir que crimes sejam impedidos com as informações que temos em mãos. O reconhecimento de imagem é fundamental nisso porque permite, por exemplo, que as agências de segurança identifiquem a presença de um criminoso em um ambiente seguro e fiquem atentas às suas ações.

Tecnologias de reconhecimento facial são fundamentais para melhorar o acompanhamento de imagens de câmeras. Além disso, elas também fornecem a policiais as informações sobre agentes maliciosos antes que eles entrem em ação. Acima de tudo, a Inteligência Artificial permite que câmeras capturem imagens de momentos considerados suspeitos. É assim que funcionam, por exemplo, as câmeras clip fabricadas pelo Google.

Otimização do tempo de resposta em veículos emergenciais

Algoritmos de IA também podem ser utilizados para melhorar o tempo de resposta em ligações de emergência. A tecnologia faz com que seja possível antecipar exatamente onde ambulâncias, caminhões do corpo de bombeiros e carros de polícia têm mais chances de serem necessários em determinado dia. Essa informação melhora como as agências de segurança pública utilizam seus recursos e os dispensam em casos de emergência.

Análise de informações financeiras

Inteligência Artificial também permite que sejam analisadas milhares de páginas de reports financeiros e sinaliza as transações suspeitas. Esses dados ajudam a polícia a detectar fraudes como a lavagem de dinheiro e as operações de cartéis, apontando comportamentos que normalmente são utilizados por criminosos.

Hoje, a IA para segurança pública preditiva já é utilizada em muitos casos. Dentre os quais a criação de uma arquitetura mais segura para as cidades. As câmeras, espalhadas nos grandes centros já são analisadas em tempo real com a ajuda de inteligência artificial e podem detectar tiros, verificar exatamente de onde eles vieram, entre outras funcionalidades.

Empresas como a ShotSpotter usam infraestruturas inteligentes para triangular a localização de atividades dessa natureza monitorando sons, imagens e ligações para a polícia para obter informações precisas sobre a atividade criminosa. Tecnologias assim já estão disponíveis em cidades como Chicago, Nova Iorque e San Diego.

Graças à capacidade de deep learning das Inteligências Artificiais elas são capazes de consumir dados complexos — como os que alimentam sistemas de reconhecimento de imagens — e de produzir análises sobre eles. Em um futuro não muito distante, o aumento da capacidade computacional e a redução de custo das ferramentas supracitadas farão com que sensores baseados em imagem sejam utilizados na maioria das aplicações.

Gostou de entender melhor sobre IA para segurança pública preditiva? Acompanhe outros conteúdos como este em primeira mão seguindo a Aliger nas redes sociais. Confira nossos perfis no Facebook e no LinkedIn!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *