aliger em Indústria

11 de abril, 2019

Internet das Coisas na indústria: entenda algumas das suas aplicações

Entender o nível de transformação que a aplicação dos conceitos de Internet das Coisas na indústria está causando é essencial para compreender também a forma como elas são empregadas. Seguindo a tendência mundial, a revolução tecnológica e a quarta revolução industrial podemos dizer que essas aplicações IoT chegaram para ficar e estão mudando definitivamente a indústria brasileira. Nesse sentido, a tecnologia está sendo amplamente aplicada em todos os cenários possíveis e se integrando com os diversos sistemas de produção. Logo, essa integração consegue promover o monitoramento, a utilização de sensores na coleta de dados e capacidade dos equipamentos se conectarem e transmitirem informações, em tempo real. A Internet das Coisas na indústria já é uma realidade muito próxima e acessível! Para entender algumas das suas aplicações, continue acompanhando a nossa publicação!

A Internet das Coisas na indústria

A aplicação da Internet das Coisas na indústria abre um enorme leque de opções que contribuem para a automatização e aumento da inteligência em todo o setor. Assim, garantindo um ganho de valor agregado às máquinas e equipamentos que se tornam conectados. Além disso, a Internet das Coisas promove também a melhora na tomada de decisão. Essa otimização se pauta na análise de dados e no processamento de informações importantes para o cliente e para o cenário industrial. Juntamente com o aumento e avanço da produção de sensores, aplicações das técnicas de Big Data, Data Analytics e a coleta de dados, em tempo real, os sistemas de gestão e controle industrial se beneficiam do crescimento das aplicações da Internet das Coisas.

As aplicações da internet das coisas na indústria

Conforme o investimento no mercado de tecnologia avança, novas aplicações surgem para mostrar e promover o grande alcance da Internet das Coisas na indústria. Uma primeira aplicação é a aquisição de dados sensíveis de uma linha de produção. Como exemplo, utilizaremos uma fábrica de produtos hospitalares. Veja: Neste primeiro exemplo de aplicação da Internet das Coisas na indústria, o monitoramento constante da linha de produção vai além das checagens rotineiras de manutenção. Através de sensores e conectados aos equipamentos, consegue-se monitorar os níveis do ambiente e até a presença ou não de algum agente contaminante, o que seria prejudicial para todo o lote produzido. Além disso, este controle e monitoramento também poderia informar a performance da produção, em tempo real, e informando qualquer anomalia nos indicadores diretamente para a equipe de manutenção.

Mais exemplos e aplicações

O potencial de aplicações da Internet das Coisas na indústria é gigantesco, principalmente, quando se pensa em aplicações que ajudem o ser humano a realizar as suas tarefas com mais facilidade e eficiência.

Supermercados

Um supermercado pode se beneficiar da conectividade e da troca de informações para fornecer uma experiência única ao consumidor que estiver na sua loja. Ou seja, ele tem a possibilidade de utilizar do monitoramento do local que o consumidor passou e rastrear os produtos que o interessaram, incluindo a conexão com os dispositivos móveis e fornecendo um auxílio único a este cliente.

Colheita na agricultura

Outro exemplo igualmente importante são os equipamentos robóticos e ferramentas de automação para colheita na agricultura, que promovem mais produtividade e eficiência num ambiente único. Aplicações da Internet das Coisas na indústria de produção agrícola podem promover a utilização de sensores inteligentes e monitores das condições climáticas, como a umidade, temperatura do ar e qualidade do solo. Gostou do artigo de hoje sobre as aplicações da Internet das Coisas na indústria? Então, você do nosso guia completo sobre aplicações IoT! Continue acompanhando as nossas publicações para entender mais sobre inovação e transformação digital! 

Escrito por

Tags

Open chat