aliger em Editorial

13 de junho, 2019

IoT no varejo: entenda mais sobre a atuação de tecnologias nesse segmento!

A competição e a busca pela máxima eficiência tem levado os diferentes setores econômicos a buscarem novas maneiras de se diferenciar e modernizar seus processos, impulsionando cada vez mais o desenvolvimento tecnológico. O mesmo fenômeno ocorre no setor de distribuição, sendo a IoT no varejo um exemplo emblemático desse movimento. Antes de prosseguirmos sobre suas aplicações no segmento varejista é importante conhecermos um pouco mais sobre o que são e como funcionam essas tecnologias. A IoT e a Visão Computacional são áreas especificas de estudos dentro do campo mais amplo da Inteligência Artificial (IA). Saiba mais a seguir.

Relação entre IA e IoT

A IoT é a sigla para internet das coisas e representa as tecnologias de comunicação entre diferentes dispositivos, como celulares e veículos e esses com a internet. Essa interação forma uma grande rede de transmissão, coleta e análise de dados autônomos que podem ser utilizados para aprimorar processos, a tomada de decisão e o planejamento das empresas em diferentes ramos. A visão computacional objetiva desenvolver tecnologias que emulem a visão humana, reconhecendo objetos e tomando decisões baseadas nessa capacidade. O exemplo mais conhecido da sua aplicabilidade são os carros autônomos testados pelas gigantes Google e Uber. A seguir vamos conhecer alguns exemplos e vantagens da aplicação da IoT no setor varejista para construção de vantagem competitiva. Vamos lá!

Experiência do cliente

O preço não é a única variável analisada ao optar por uma loja, produto ou serviço. A IoT auxilia na criação de uma experiência de compra voltada à fidelização, proporcionando ambientes e formas de interação capazes de gerar encantamento. Atendimento remoto, painéis interativos e sistemas de pagamento autônomos são exemplos hábeis em moldar a satisfação dos clientes no processo de compra.

Aprimoramento de processos

Um exemplo de processo interno que se torna mais eficiente com a IoT é o uso de sensores NFC nos meios de pagamentos. Outro exemplo são os sensores de monitoramento em vídeo, capazes de analisar a movimentação e o tempo de permanência em cada setor, embasando decisões que podem afetar diretamente o layout de uma loja.

Estratégia empresarial

A teoria da administração clássica trata o conhecimento como a base para a definição das estratégias. Hoje podemos afirmar que a ciência de dados está se tornando um fator de grande relevância para o desempenho das empresas. A IoT no varejo, com a utilização dos diversos hardwares e softwares presentes no dia a dia, possibilita o levantamento de uma grande quantidade de dados que, após refinados, podem ser convertidos em informações relevantes para a tomada de decisão do administrador.

Gestão logística

Sistemas de rastreio veicular como o GPS, aliados à conectividade da IoT permitem o monitoramento em tempo real. Para um varejista essa tecnologia pode representar vantagens no controle de entregas e encomendas. Câmeras acopladas nos veículos também aumentam a segurança, pois captam imagens em vídeo, que podem contribuir, em caso de acidentes, com o ressarcimento de seguros e investigações.

Controle de estoque

Câmeras dotadas de visão computacional, interligadas aos demais departamentos da empresa por meio da IoT e instaladas nas câmaras de estoque ou em gôndolas de exposição, são capazes de identificar quando a quantidade de determinado produto alcança nível crítico. Posteriormente, esses equipamentos podem disparar avisos de reposição e, até mesmo, emitir ordens de compra diretamente aos fornecedores caso a cadeia produtiva esteja interligada. Essa automação tanto do controle de estoque como do processo decisório proporciona redução de custos. Um caso de sucesso notório é a norte-americana Amazon Go. Trata-se de uma cadeia de lojas projetadas para serem modelo de aplicação tecnológica com o mínimo de participação humana. Nela, todo o processo de controle de estoque, atendimento e pagamento é gerido por tecnologias de IA aplicadas como a IoT. Como vimos, a IoT no varejo proporciona vantagens que não podem ser ignoradas pelas empresas e serão cada vez mais requisitadas no futuro. Acesse este artigo e conheça um pouco mais sobre as diferentes soluções proporcionadas pela IoT.

Escrito por

Tags

Open chat