aliger em Tecnologia

5 de outubro, 2018

IoT para eficiência energética na indústria: conheça as aplicações!

Internet das Coisas (IoT) é bastante comentada hoje em dia, afinal, é uma tecnologia emergente com potencial de transformar diversos setores da sociedade. Uma das muitas possibilidades é o uso de IoT para eficiência energética na indústria, que visa à redução de custos, ao aumento de competitividade e à sustentabilidade. Se você quer entender mais sobre como a IoT pode gerar soluções efetivas para a redução do consumo de energia na sua empresa, siga neste artigo até o final!

O que é eficiência energética?

Mais do que o senso comum de economia, a ideia de eficiência energética está ligada ao máximo de produtividade com o mínimo gasto de energia — ou seja, menos consumo de recursos naturais. Sabemos que uma das grandes questões da atualidade é a sustentabilidade: como desenvolver soluções sem comprometer as futuras gerações? Por isso, esse conceito é importante, já que assevera que as empresas precisam produzir considerando a necessidade de conservar o planeta e cuidar dele. É muito bom para o meio ambiente, mas também para as operações internas. Isso porque esse paradigma implica em menores custos e melhoria do local de trabalho para os funcionários. Além disso, muitos clientes têm priorizado empresas que demonstram preocupação com a natureza e com o consumo dos seus recursos. E como muitas já estão tomando iniciativas com relação a isso, é importante buscar, entender e aplicar as soluções para gerar competitividade.

Quais são as aplicações da IoT na indústria e edificações?

Ligação de sensores de linhas de produção

Uma aplicação interessante é a manutenção preventiva. Um maquinário defeituoso tende a consumir mais energia com o passar do tempo. Com o uso de sensores em máquinas, é fácil notar quais apresentam falhas que passam despercebidas pelos funcionários, por exemplo. Assim, os problemas são resolvidos antes que se tornem maiores, os custos diminuem e interrupções no processo de produção são evitadas.

Conexão de medidores de energia, gás ou água

A rede permite a conexão de instrumentos que controlam o consumo de energia, gás e água, oferecendo conhecimento aos gestores para determinar quando e onde os gastos são maiores. Assim, as medidas de economia para a eficiência energética podem ser tomadas de maneira confiável. Também é possível implementar sistemas automáticos que racionam o uso quando um limite determinado é ultrapassado.

Controle de emissão de poluentes

Com diversos sensores gerando informações em tempo real, é possível acompanhar e controlar os índices de emissão de gases poluentes, além de otimizar os processos de fabricação para evitar isso.

Gerenciamento de aparelhos elétricos

Existe uma aplicação utilizada para desligar aparelhos elétricos quando não estão sendo utilizados. A solução é baseada no uso de sensores que captam a presença ou ausência de pessoas — atuadores que executam funções específicas como ligar/desligar um sistema web, com interface controlável pelo usuário. Dessa forma, o programa consegue regular o uso de ar-condicionado, lâmpadas e outros.

Quais são os benefícios da IoT para eficiência energética na indústria?

Os sistemas de IoT agilizam o monitoramento dos setores e processos das empresas. Assim, gera-se mais conhecimento, melhor integração de dados e impactos positivos na gestão. É possível que os empresários optem por escolhas mais seguras e confiáveis, quando amparados com a grande quantidade de informações fornecidas pela Internet das Coisas em tempo real. Com isso, o consumo energético é minimizado, ao passo que o manuseio de dados sobre máquinas, aparelhos elétricos e produtos se torna mais robusto e escalável. Isso gera menos custos e permite uma evolução segura no mercado. Enfim, saber como utilizar a IoT para eficiência energética na indústria e ajudar a sua empresa a desenvolver mais competitividade, além de contribuir com o planeta, é uma grande vantagem em mercado. Assim, essa é uma tecnologia que realmente merece a sua atenção! Se você gostou de saber um pouco mais sobre o assunto, aproveite para complementar o que aprendeu! Acesse nosso guia definitivo sobre a indústria 4.0! Até lá!

Escrito por

Tags

Open chat