aliger em instagram

26 de março, 2019

IoT para médias empresas: como ela pode ajudar?

IoT para médias empresas do varejo

Todo o comércio possui características particulares que podem ser medidas através de sensores inteligentes. Essas devem ser colocadas em pontos estratégicos para conhecer, por exemplo, o número de clientes que circulam pelas instalações; quais são os produtos mais populares; o perfil dos clientes que os compram; etc.

Com essas informações, você pode criar aplicativos com os quais poderá segmentar seus clientes e enviar promoções especiais feitas sob medida. Dessa forma, você consegue garantir uma experiência do cliente positiva, fator essencial para o sucesso de qualquer empresa. Veja abaixo algumas áreas em que a IoT pode ser aplicada:

Em armazéns e linhas de produção

Outro grande espaço que oferece grande potencial de IoT para médias empresas é o gerenciamento de armazéns. Com sensores inteligentes, você pode controlar toda a movimentação de itens nesses espaços.

Dessa forma, você pode programar seus dispositivos para gerar alarmes quando determinada mercadoria ou matéria-prima atingir um nível de atenção. Assim, é possível identificar suas necessidades de reposição de estoque automaticamente.

Logística

Se você oferecer o serviço de entrega, este é outro ponto em que é possível contar com os benefícios da IoT para médias empresas. Com a ajuda de tags e sensores inteligentes, você pode rastrear praticamente qualquer produto em tempo real. Assim, você saberá exatamente quando as mercadorias serão entregues e fornecer informações precisas a seus clientes.

Além disso, você pode contar com outras funcionalidades, tais como a definição da melhor rota de entrega, levando em conta dados quantitativos e qualitativos.

Manutenção preditiva

Esta é outra área em que os recursos de IoT para médias empresas se destacam e se tornam altamente atraente. Pense em quanto você pode economizar na detecção e substituição oportuna de peças antes que elas sejam completamente danificadas.

Isso é possível graças aos sensores que monitoram o funcionamento de máquinas e equipamentos e ainda detectam qualquer anormalidade. Assim, você pode antecipar manutenção e evitar gastos maiores ou perder dinheiro com horas de inatividade.

Conservação de alimentos

Como outras indústrias, as empresas de alimentos são obrigadas a cumprir uma série de regulamentações destinadas a manter seus clientes seguros. O controle constante da temperatura é fundamental, assim como o conhecimento atualizado sobre a validade dos alimentos que são vendidos.

Existem diversos dispositivos de IoT para médias empresas que ajudam a cumprir essas tarefas. Por exemplo, você pode usar sensores que controlam a temperatura ambiente, ou de freezers, para garantir a conservação dos alimentos.

Há também dispositivos para estoques que controlam a validade dos produtos e emitem alertas quando a data de vencimento de algum item se aproxima.

Estas são algumas das muitas aplicações e vantagens do uso da IoT para médias empresas. Para manter a competitividade, é preciso que essas organizações explore os nichos de mercado com tecnologia de ponta que permita melhorar sua atividade.

Sabendo disso, a Aliger cria projetos inovadores, práticos e personalizados para atender às necessidades de cada cliente, tornando suas operações mais eficientes, automatizadas e lucrativas.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a tornar sua empresa mais competitiva no mercado.

Escrito por

Tags

Open chat