aliger em AI

27 de junho, 2019

O que são deep neural networks e porquê elas são importantes

É comum o conceito de deep neural networks aparecer ao lado do deep learning, do machine learning e da inteligência artificial. Estas ideias estão, sim, conectadas. Mas o que de fato é uma deep neural network? No texto de hoje, explicaremos o que são estas redes e como é o uso delas no dia a dia. Siga a leitura e confira!

O que são deep neural networks

Uma deep neural network, ou redes neurais, é um conjunto de algoritmos modelados com inspiração no funcionamento do cérebro humano. Cada rede neural atua como se fosse um neurônio, projetado para reconhecer padrões, agrupando e analisando dados coletados no mundo real como imagens, sons, textos ou séries temporais, sempre traduzido-os em alguma coisa. Dentro do deep learning, as redes neurais são a parte central do processamento e compreensão dos dados analisados. Diversas arquiteturas moldadas com formas e objetivos diferentes se articulam para chegar em alguma conclusão com base nos dados apresentados a elas. Incrível, não?

A aplicação de uma deep neural network na prática

O conceito de redes neurais pode parecer coisa de um futuro distante, mas tudo isso já está presente no mundo atual. Empresas e organizações já empregam o deep learning em seu cotidiano, automatizando tarefas até então manuais, como o reconhecimento de voz e a leitura e compreensão de imagens e vídeos. Os exemplos da aplicação de uma deep neural network compreendem diversas áreas do conhecimento e organizações em segmentos variados. Confira abaixo alguns exemplos que escolhemos para ilustrar seu uso:

Deep neural networks no reconhecimento de imagens

Um dos usos mais comuns para as redes neurais é o de reconhecimento e classificação de imagens. Esse método já é utilizado por organizações como o Facebook, que consegue reconhecer padrões faciais, sugerindo aos usuários quem está presente nas fotos postadas. A compreensão de imagens pelos algoritmos também pode ser responsável por catalogar obras de arte. Dessa forma, é possível identificar o período de uma determinada pintura ou então capturar o estilo de uma obra, organizando um grande acervo ou aplicando-a em uma fotografia ou vídeo.

Aplicação de redes neurais na saúde

A área da saúde também é uma das grandes beneficiadas pelo deep learning. E as redes neurais têm papel crucial nessa transformação. Por meio de deep neural networks, já é possível que os algoritmos sejam usados em fotografias clínicas, por exemplo. Dessa forma, ganha-se em eficiência no diagnóstico de doenças como retinopatia diabética e cancro da pele.

Deep neural networks no reconhecimento de fala

Todos os principais sistemas comerciais de reconhecimento de fala, como a Cortana da Microsoft, a Siri da Apple, a Alexa da Amazon e o Google Now, são baseados em aprendizado profundo. Nesse exemplo, mais facilmente encontrado no dia a dia, as redes neurais também estão por trás do aprendizado e compreensão da voz para executar comandos. Gostou de aprender mais sobre as redes neurais e o deep learning? Aproveite e leia também nosso artigo sobre o futuro da Inteligência Artificial e veja o que nos espera mais adiante!

Escrito por

Tags

Open chat