O conceito de internet das coisas está cada vez mais próximo e presente, tanto para pessoas quanto para empresas. A IoT, que pode parecer tecnologia de um futuro distante, já tem aplicações diversas e consegue transformar a realidade das empresas e da forma como todos nós compramos, consumimos e nos comportamos.Para demonstrar a IoT na prática, separamos alguns exemplos de como ela é aplicada. Conheça 3 formas de como a internet das coisas está mais próxima do que você imagina:

Exemplos da internet das coisas no dia a dia

Aplicação na logística

As empresas de logística são facilmente reconhecidas como grandes beneficiadas pela IoT. O maior exemplo disso é a aplicação de scanners de mão fornecendo notificações de entrega de produtos e mercadorias em tempo real. Hoje, já é possível receber uma mensagem de entrega em um dispositivo móvel assim que a encomenda chega na sua casa.Nas operações logísticas, a IoT também está sendo usada para otimizar o armazenamento, a separação e o transporte de mercadorias. Além disso, a IoT melhorou muito a segurança com os mesmos alertas e notificações de recebimento, tanto para as empresas quanto para o consumidor final, prevenindo roubos e extravios.

Internet das coisas para empresas e indústrias

Os exemplos de aplicação de IoT nas empresas e indústrias são vários. Seus benefícios passam pela melhoria de processos internos ao mesmo tempo que garantem mais vantagens competitivas às empresas.A inteligência que a IoT fornece pode ser utilizada em todos os ramos de atuação. Exemplos incluem supermercados e varejistas, que podem realizar o monitoramento da compra dos seus clientes e rastrear os produtos que foram escolhidos e pesquisados nas gôndolas. Assim, ganha-se em eficiência na gestão de categorias e de estoques, proporcionando uma melhor experiência ao consumidor.Na indústria, o leque de possibilidades também é bastante amplo. É possível implementar melhorias que permitem coletar dados e gerar métricas que otimizam todos os processos empresariais e de produção.Fábricas, por exemplo, podem se beneficiar muito utilizando sensores. Com tais dispositivos conectados aos equipamentos, é possível medir a eficiência das máquinas e até mesmo detectar a presença de agentes contaminantes no ambiente, medindo a qualidade do ar, dos recursos e muito mais.

Melhorias na saúde e bem-estar

Dispositivos inteligentes voltados para a manutenção da saúde e do bem estar também já existem há algum tempo. A tendência agora, porém, é que eles continuem avançando a partir da IoT, coletando mais dados e se conectando à internet para compartilhar e comunicar informações.Um dos exemplos é que dispositivos ligados à internet das coisas podem medir, em uma pessoa, níveis de oxigênio, frequência cardíaca, atividade cerebral e muito mais. Além disso, a IoT pode ser empregada no ambiente hospitalar e nas empresas do ramo de saúde, realizando o controle farmacológico de substâncias, automação de processos laboratoriais e até no apoio a cirurgias robóticas e diagnósticos remotos.Viu só como é possível aplicar a IoT no seu dia a dia ou na sua empresa? Aproveite a oportunidade para entrar em contanto com a Aliger e descubra como podemos ajudar a transformar a sua realidade com a internet das coisas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *