É cada vez mais comum o uso de Inteligência das Coisas para antecipar problemas nos diversos setores comerciais. Com a evolução dos sistemas de inteligência artificial e a otimização das redes de IoT, é possível unir o poder dessas duas tecnologias para prevenir situações de risco que, geralmente, envolvem perda de dinheiro ou de competitividade.

Se você procura ideias para a sua empresa, que envolvam o uso de novas tecnologias para auxiliar na transição para a economia moderna, acompanhe este artigo até o final.

Importância das tecnologias para a eficiência dos processos

O avanço tecnológico está criando uma série de possibilidades para as companhias. Um dos grandes destaques é o fato de que as novas ferramentas agregam maior eficiência nos processos operacionais. A adoção é justificada, pois resulta em benefícios reais e concretos em longo prazo.

Com a automação de atividades, os funcionários ganham mais tempo para se dedicarem a trabalhos estratégicos, que dependem mais do fator humano. Novas funções são criadas, com uma vasta gama de alternativas para dar suporte à gestão. Isso é sinônimo de mais produtividade e de melhores resultados no geral. A liderança consegue também reduzir custos com pessoal, bem como se preparar melhor para aumentos súbitos de demanda, já que a automação também gera escalabilidade.

Ademais, sistemas inteligentes garantem um melhor uso dos recursos, possibilitando que sejam alocados para atingir as principais necessidades. Assim, é possível diminuir gastos desmedidos e controlar melhor os ativos e as finanças da companhia.

Algumas tecnologias, como as que formam o conceito de “Inteligência das Coisas”, permitem até mesmo compreender o passado e fazer previsões acertadas acerca do futuro.

Tudo isso gera mais valor para os clientes finais e mais vantagem competitiva para as empresas. Resolver problemas com agilidade, atualmente, é fundamental para que as corporações consigam espaço no mercado competitivo e otimizem a experiência do consumidor.

Aplicações de Inteligência das Coisas para antecipar problemas

A seguir, apresentaremos algumas aplicações das tecnologias para uma função específica: a antecipação de problemas.

Estatísticas de erros

Com a análise estatística e histórica de erros, a Inteligência das Coisas ajuda a gerar uma visão abrangente dos resultados de uma empresa. A partir desse fator, os sistemas autônomos são capazes de aprender com base no passado e gerar previsões e insights úteis acerca do futuro.

A análise de dados de momentos anteriores, que são coletados por meio dos sensores da rede de IoT, serve de entrada para o algoritmo: ele aprende e fornece a saída, que são os problemas a serem evitados. Os softwares conseguem identificar padrões e demonstrar uma possibilidade de risco.

Previsão de estoque

O uso de IoT e IA auxilia no monitoramento do estoque das companhias. Esses dados são cruzados com informações sobre previsão de demandas, a fim de otimizar o controle e permitir que os gestores saibam do que precisarão ter à disposição para atender às necessidades dos clientes.

Energia

Com o monitoramento e controle de uso de energia, é possível prever e solucionar questões do fornecimento e distribuição em cidades. Os investimentos podem ser mais direcionados com o objetivo de tratar determinadas falhas e melhorar a vida dos moradores. Também é possível executar medidas de economia para otimizar o uso desses recursos naturais.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva se baseia no uso de sensores em máquinas e equipamentos e na análise dos dados gerados para prevenir falhas e indisponibilidade deles, o que é, geralmente, a causa dos entraves operacionais. Com a devida preparação, os líderes conseguem executar ações preventivas e acionar inspeções antecipadas, a fim de reduzir custos e evitar que as atividades sejam paralisadas.

Monitoramento no trânsito

No trânsito, as ferramentas inteligentes são utilizadas para prever possíveis acidentes e problemas de mobilidade em determinadas regiões, com a finalidade de organizar mais o tráfego e ajudar na comunicação entre os veículos e motoristas. Isso gera maior agilidade e melhora o fluxo nas cidades, bem como salva vidas.

Previsão de fraudes

Outra aplicação da Inteligência das Coisas para solucionar situações futuras é na previsão de fraudes financeiras, por meio da análise do comportamento de um cliente. Esse processamento trata dados históricos e realiza predições para determinar o grau de risco que envolve a negociação com determinadas pessoas. Esse processo ajuda a conferir mais segurança para as instituições.

Diagnóstico precoce

Na saúde, o diagnóstico ganha a possibilidade de ser antecipado. Os sistemas são capazes de verificar o estado de um paciente e determinar a necessidade de medicamentos especiais, bem como conferir uma análise precoce de possíveis doenças, o que facilita o trabalho dos profissionais e ajuda a evitar mortes e complicações.

Monitoramento de estruturas

Edifícios e prédios são passíveis de falhas estruturais e deteriorações, causadas de forma natural, que podem prejudicar moradores e até prejudicar a vida deles. O uso de IA e IoT auxilia no monitoramento desses estabelecimentos, a partir de suas estruturas e condições físicas, para predizer possíveis acidentes. Assim, a gestão consegue tomar providências necessárias e antecipar prejuízos.

Antecipação de problemas nos sistemas da Aliger

A Aliger é uma empresa pioneira no Brasil que atua na curadoria digital, desenvolvimento e integração de ferramentas e aplicações inteligentes. A companhia contribui com as organizações, gerando capacidade de visibilidade, análise e monitoramento por meio da conexão entre objetos, dispositivos, sensores, aplicativos, entre outros.

Ademais, agrega com a capacidade de autoaprendizagem dos sistemas e de previsibilidade. O objetivo é gerar mais eficiência e vantagem competitiva. Existem soluções para diversas áreas. Conheça algumas a seguir.

Eficiência energética

Gerencia corretamente a energia elétrica, com medição remota e geração descentralizada, permitindo controlar níveis de tanques, dimensionamento de silos e reservatórios, entre outros fatores. Tudo isso gera melhor controle dos recursos e otimização da distribuição. Leia mais.

Cidades inteligentes

O monitoramento das cidades gera mais agilidade e melhoria da qualidade e efetividade dos serviços, com controle de estacionamentos, gestão de resíduos e gestão de tráfego. Leia mais.

Visão computacional

Reconhecimento de padrões, comportamentos, formas, além de contagem de pessoas e objetos. Isso gera uma série de possibilidades que facilitam o monitoramento para antecipar problemas. Leia mais. 

Saúde e bem-estar

Nesse setor, as aplicações ajudam nos diagnósticos remotos, vigilância dos pacientes e cuidado com sinais vitais em provas de alto desempenho, por exemplo. O objetivo é cuidar melhor das condições físicas das pessoas e evitar doenças e complicações, melhorando a qualidade de vida e reduzindo custos. Leia mais.

 

A união de IA e IoT é importante para garantir uma série de benefícios em diversos setores. Favorece a gestão e ajuda a reduzir custos, prevenir prejuízos financeiros e a melhorar a qualidade de vida dos usuários, com a prevenção de fatores futuros e suporte a decisões que auxiliam na preparação das corporações.

Gostou de aprender mais sobre o uso da Inteligência das Coisas para antecipar problemas? Então deixe um comentário informando sua opinião sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *