aliger em instagram

7 de agosto, 2019

Sistemas de Localização em tempo real: IoT, suas aplicações e vantagens

Uma das principais utilidades da tecnologia para a gestão é a possibilidade de monitoramento com sistemas de localização em tempo real. Com a ajuda da internet das coisas (IoT) e de outras ferramentas e abordagens, a administração consegue garantir mais cuidado e prevenção a fim de manter a consistência no mercado e otimizar a experiência do cliente. Para saber mais sobre essas novas tecnologias que suportam o gerenciamento inteligente e ajudam a reduzir custos, acompanhe este artigo.

Como funciona a localização em tempo real com IoT e quais são os benefícios?

A localização em tempo real (RTLS) pode ser implementada com diversas ferramentas de comunicação. Mas o destaque atualmente é a utilização das redes de sensores da internet das coisas para dar suporte a essas aplicações. Dessa forma, é possível rastrear ativos por meio de dados e tags e transmitir informações para uma central responsável por mapear posições. Isso facilita o controle da gestão, permitindo saber onde algum objeto ou pessoa está e monitorar o seu deslocamento. Assim, os recursos são aprimorados e a administração consegue cortar custos desnecessários, gerando eficiência e agilidade nos processos operacionais. A RTLS visa atingir o objetivo essencial da conectividade, que é gerar mais conhecimento útil que possa ser utilizado para facilitar a vida das pessoas e eliminar gargalos nas atividades internas. Outra vantagem é o fato de que os riscos são atenuados. Com o monitoramento das centrais é possível garantir mais segurança aos ativos ou às pessoas, bem como suporte ou manutenção sempre que necessário. Ademais, ajuda a evitar paradas inesperadas nos processos produtivos, perda de vendas e de dinheiro, além de prevenir furtos e perdas de ativos importantes e gerar mais visibilidade ao inventário de uma companhia. Inclusive, pode ser aplicado em diversas empresas, de indústrias a hospitais, como veremos mais adiante. Vale ressaltar que, devido à fluidez das operações, a RTLS também cria um impacto direto na experiência do cliente. O resultado é uma série de possibilidades que conferem mais transparência e controle até mesmo para os próprios consumidores, o que ajuda a entregar mais valor e a fidelizá-los.

Quais as tecnologias de comunicação utilizadas para esse tipo de sistema?

O uso de IoT agrega melhorias nos sistemas de localização, independentemente da tecnologia de suporte. Veremos a seguir alguns métodos utilizados e suas principais características e diferenças.

RFID e RAIN

O RFID (sistema de identificação por radiofrequência) é um dos padrões mais comuns para aplicações desse tipo, caracterizado por alta precisão (de 3 a 300 metros). Existem basicamente dois tipos: o passivo, que é barato e não permite determinar posição em tempo real; e o ativo, que conta com bateria própria, envolvendo altos custos de implementação. Funciona com uma etiqueta (tag) conectada ao objeto monitorado, uma antena que transfere sinais e um dispositivo leitor que recebe e converte os dados em informações digitais processáveis por um computador. Um aspecto positivo é o fato de que as etiquetas são duráveis e reutilizáveis. Existe também a tecnologia RAIN, que dispensa a necessidade de bateria para as tags e envolve pequenos identificadores de baixo custo. É muitas vezes confundida com o maifare.

Bluetooth 5 e GPRS

O Bluetooth também é utilizado para sistemas do tipo. A versão mais recente apresenta um novo método de rastreamento como diferencial em relação à anterior: definirá a posição dos objetos a partir da força do sinal emitido, mas também identificando a direção de onde foi lançado. O Bluetooth é a base de utilização dos beacons, dispositivos de localização que se conectam aos aparelhos celulares ou tablets. Eles emitem sinais que são captados por smartphones e servem de gatilho para alguma ação específica. Já o GPRS é uma tecnologia de transferência de dados por pacotes que consegue amplificar as taxas de transmissão de redes GSM, sigla para Sistema Global para Comunicações Móveis. É muito usado com o GPS para localização de veículos.

Ultra Wide Band (UWB)

Um padrão que é muito popular, mas que já está bastante ultrapassado, é o UWB. É caracterizado por altas taxas de velocidade e precisão, baixo ruído e um alcance de 150 metros. No entanto, os pontos negativos são que requer a implantação de sensores fixos e custos muito altos.

Wi-Fi

Existe também o Wi-Fi, o famoso padrão de comunicação sem fio. É caracterizado por altas taxas de transmissões de dados, de 100 a 300 metros, mas tem o alto consumo de energia como um dos pontos negativos.

Quais as principais aplicações de sistemas de localização em tempo real?

Localização de bens patrimoniais

Uma das principais aplicações é na localização de bens, como veículos, objetos de valor e máquinas. Isso pode ser feito com a conexão entre os sensores e o acompanhamento em tempo real, ajudando a prevenir furtos e a fornecer mais segurança para os ativos e para os funcionários. É possível, inclusive, recuperar os equipamentos em caso de roubo. Isso viabiliza a fiscalização do uso de determinados ativos e garante o controle de cada um deles no inventário, por exemplo. Na construção civil, materiais e equipamentos pesados podem ser rastreados para permitir redução de custos e mais agilidade nos projetos. Outro exemplo é na indústria, com a supervisão de estoque e de acesso ao posicionamento de matérias-primas, empilhadeiras e outras ferramentas de trabalho. Assim, é possível, com o auxílio do Blockchain, oferecer maior transparência de todas as etapas de produção para o cliente como um diferencial e uma forma de conquistar sua confiança.

Rastreamento de pessoas

Essa utilização é baseada nos dispositivos vestíveis e gera muitos benefícios para o setor de saúde. Cuidadores podem rastrear idosos, por exemplo, e receber notificações sempre que alguma situação incomum ocorrer. Dessa forma, é possível garantir que essas pessoas vivam normalmente suas vidas e gerem dados para controle de parentes e profissionais responsáveis.

Rastreamento de contêineres

Na logística a aplicação garante maior visibilidade dos processos de transporte de contêineres, gerando mais transparência e maior capacidade de monitoramento para evitar riscos. Existe também a possibilidade de fornecer mais segurança aos produtos e funcionários e gerenciar atrasos e incidentes inesperados. O monitoramento mais preciso é fundamental para que as companhias consigam otimizar seus resultados, com melhoria nos processos, mais agilidade, menos riscos e erros. É também crucial para garantir redução de custos, melhor controle dos ativos e planejamento de futuros investimentos com o propósito de otimizar a escalabilidade. Dentre as tecnologias utilizadas para implementar isso, estão a RFID, Bluetooth 5 e GPRS e todas elas trabalham bem com a internet das coisas. Agora que você já sabe mais sobre os princípios dos sistemas de localização em tempo real, entre em contato conosco e conheça nossas soluções tecnológicas para fidelizar clientes e conferir destaque competitivo à sua empresa.

Escrito por

Tags

Open chat