aliger em Agricultura

18 de abril, 2018

Tecnologia na agricultura: quais são e como aumentam a produtividade

Há muito o que se falar sobre a tecnologia na agricultura. Afinal, até alguns poucos anos atrás, o seu emprego era limitado à utilização de equipamentos modernos para acelerar processos. Na contemporaneidade, porém, tecnologia na agricultura é um assunto um pouco mais complexo.

Você sabia que alguns dos recursos que estão mudando o processo de cultivo de alimentos têm muito mais a ver com o que se pode fazer com dados do que com algum tipo de trator muito moderno? Explore conosco alguns dos impactos da tecnologia na agricultura e conheça o que a Inteligência das Coisas pode fazer pelo trabalho no campo!

A tendência da agricultura inteligente


O conceito mais importante da tecnologia na agricultura, atualmente, é o do cultivo inteligente. Ele parte do princípio de que conhecimento pode fazer mais pelas fazendas do que produtores sequer imaginam. Para implementá-lo, são utilizados alguns recursos comuns às coisas inteligentes, como o rastreio e o monitoramento com auxílio de sensores.

Rastreio e monitoramento são princípios comuns em outras indústrias e, ao ouvi-los, você provavelmente os associa, naturalmente, a alguns ambientes, como o da logística. Afinal, que outra parte dos negócios poderia ser um exemplo tão claro de como acompanhar de perto bens pode evitar perdas e evidenciar oportunidades?

Mas não é só na logística que o campo pode se beneficiar dos sensores. A agricultura pode obter melhores resultados, aumentar as próprias margens de lucro e evitar desperdícios, considerando rastreio e monitoramento também suas palavras de ordem. Tecnologia é essencial aqui porque é o que nos possibilita acompanhar ativos e detectar necessidades de mudanças.

A agricultura inteligente, porém, não se limita à rastreabilidade dos processos. Ela pode ser aplicada por um negócio em outras tantas situações, como na análise do solo, no acompanhamento da temperatura local, no ajuste da irrigação e até no monitoramento de adubamento. Isso faz com que o plantio de produtos para exportação, que precisam ter sua qualidade assegurada com cautela, como o café, seja otimizado.

O uso da tecnologia na agricultura para melhor administração do plantio


Existem inúmeras situações que podem implicar um baixo desempenho na cultura de produtos agrícolas. Desde como um agricultor lida com pragas até variações climáticas simples, vários pontos na equação que resulta na colheita perfeita podem ser ajustados para obtenção de melhores resultados. Utilizando ambos — sensores e algoritmos preditivos, que fazem parte da Inteligência das Coisas —, é possível liberar mão de obra sem perder o controle do que está sendo administrado.

Verificar continuamente os campos continua sendo uma demanda para os agricultores, todavia, hoje, essa demanda pode ser encarada com o auxílio de ferramentas melhores, que não apenas lidam com dados concretos, como o que se pode aferir com os olhos, mas também consideram alguns fatores, como a previsão do tempo ou o volume de precipitação para criar o cenário ideal.

Tecnologia na agricultura, hoje, é incluir um aparato capaz de trabalhar em conjunto com a Inteligência Artificial na tomada de decisões em tempo real, endereçando problemas e antecipando desafios. Todo esse aparato, quando bem aplicado, economiza dinheiro para os produtores e, acima de qualquer outra coisa, evita prejuízos.

Ainda que a tecnologia seja novidade para a maioria dos produtores rurais, ela traz resultados comprovados. O retorno obtido ao se apostar na Internet das Coisas no campo pode reduzir a demanda por pesticidas, por exemplo, e liberar valores para a aplicação em outras tecnologias que elevarão o desempenho agrícola.

Uma maior produtividade, menores perdas e melhora na tomada de decisões


Alguns cultivos em particular são mais desafiadores que outros. Esse é o caso que vemos nas vinícolas do país, em que monitorar algumas características, como temperatura e umidade, pode fazer toda a diferença na obtenção de um produto de alta qualidade. Projetos de Inteligência, nesses casos, são centrados em automatizar a coleta de dados, monitorar parâmetros específicos e informar os trabalhos atuais e futuros.

Da radiação solar à luminosidade captada em uma plantação, tudo pode ser quantificado e servir como informação preciosa para a produção do próximo ano. Ou, pelo menos, essa era a realidade até alguns anos atrás. Com IoT, modificações podem ser providenciadas imediatamente, impactando diretamente a cultura que está crescendo em suas plantações agora.

Graças a recursos assim, engenheiros agrícolas podem escolher que direção seguir bem informados e conseguem agir rapidamente para preservar as características fundamentais do produto que precisam vender sem se surpreender com os problemas que aparecem pelo caminho.

O controle, a economia e os retornos em todas as suas colheitas


O que faz, todavia, com que a tecnologia na agricultura seja uma tendência para a qual você deve abrir os olhos é a forma como ela modifica os resultados do campo. Obter melhores rendimentos é mais fácil quando se sabe exatamente quais são as variáveis que influenciam esses resultados e, embora já as conheçamos há algum tempo, apenas agora é possível acompanhá-las e utilizar algoritmos e computadores para extrair informações acionáveis.

Uma das consequências da tecnologia no plantio é o aumento das toneladas que se pode colher em um mesmo número de hectares. O desafio é encontrar, nas fazendas, a infraestrutura ideal para fazer a implementação do equipamento necessário com sucesso.

Se você fosse apresentado, agora mesmo, a algum tipo de trator que pode acelerar o tempo do trabalho em suas fazendas em duas ou três vezes não ficaria empolgado? É isso que IoT está fazendo nos campos, mas com dados e modelos matemáticos que entregam um roteiro preciso para o controle das plantações, a economia de recursos e a obtenção de retornos que sequer imaginávamos até pouco tempo.

Os exemplos citados são apenas uma referência de como tecnologias relacionadas à Internet das Coisas podem modificar os resultados obtidos no agronegócio. Respostas customizadas para as necessidades da sua produção agrícola levam em consideração os pontos fortes do empreendimento e, por isso, são as que podem trazer mais impacto.

Contar com a ajuda de especialistas capazes de orientá-lo na escolha de técnicas e recursos que possam não apenas acelerar processos como identificar oportunidades é o ideal. O Time da Aliger é especializado saberá orientá-lo quanto às implementações tecnológicas que realmente farão a diferença na performance da sua fazenda.

Se não há operadora de telefonia, internet e dados que atenda a sua localidade, não tem problema, construímos uma rede sem fio que cobrirá toda a sua propriedade por um custo muito competitivo e que pode ser utilizada também para rastreamento de animais, monitoramento do cio, qualidade da água, queimadas, câmeras, sistemas de segurança entre outras aplicações até então impossíveis.

Gostou de conhecer esses impactos da tecnologia na agricultura? Entre em contato com a Aliger agora mesmo e descubra nossas soluções avançadas compatíveis com a sua necessidade!

Escrito por

Tags

Open chat