Um dos maiores desafios que os gestores enfrentam hoje nas empresas é criar maneiras de promover a redução de custos. Isso é necessário para manter o negócio competitivo em um mercado que se torna cada vez mais exigente. Afinal, com menos gastos operacionais e de produção, a empresa pode repassar um preço muito mais atrativo aos clientes e garantir um aumento de consumo de seus produtos e a conquista de novos mercados.

Uma maneira de conseguir essa redução de custos é por meio da aplicação de tecnologias emergentes. Neste post, reunimos algumas dessas inovações e como elas podem ser utilizadas para a redução de custos em uma empresa. Confira!

Automação de processos operacionais

Automatizar processos se trata de uma maneira de racionalizar e mapear as atividades da empresa, utilizando hardwares ou softwares para que assumam boa parte (ou toda) a responsabilidade sobre um determinado processo. Com isso, há um ganho de produtividade, pois a máquina ou sistema é capaz de realizar todas as atividades que um colaborador realizava muito mais rápido e eliminando erros.

Ou seja, são necessários menos funcionários para lidar com uma determinada atividade, e existe um menor índice de retrabalho por falhas no processo, garantindo assim uma redução nos custos de operação.

SaaS e nuvem

A nuvem trouxe diversas oportunidades para as empresas e uma delas foi a possibilidade de contar com grande poder de processamento sem a necessidade de manter uma infraestrutura complexa de TI local. Com isso, pode-se utilizar uma grande gama de sistemas e tecnologias, minimizando o custo necessário para isso. O SaaS (Software como Serviço) é um grande exemplo disso.

Nesse modelo, a empresa realiza a contratação do sistema e realiza pagamentos mensais para o desenvolvedor por meio de uma assinatura, sendo necessário apenas uma máquina simples ou dispositivo móvel para utilizar o software — uma prática que pode reduzir muito os custos com tecnologia.

Colaboração digital

Vivemos em um mundo globalizado e cada vez mais as empresas estão visualizando oportunidades em locais distantes de sua origem. No entanto, deslocamentos constantes podem prejudicar uma expansão. Para evitar esse tipo de gasto, muitos gestores estão investindo em softwares de colaboração, nos quais os profissionais podem realizar chamadas, videoconferências, compartilhar anotações e outras informações.

Essa tecnologia facilita o envolvimento entre equipes distantes entre si e evita que seja necessário realizar deslocamentos, eliminando uma série de custos com viagens e melhorando os resultados da equipe.

Internet das Coisas (IoT)

Internet das Coisas tem sido cada vez mais utilizada para diversos fins e as possibilidades de sua aplicação são enormes, tendo várias funções dentro de uma empresa. Podemos citar, por exemplo, a otimização do consumo de energia, detecção de riscos em determinados processos, visualização de dados críticos em atividades-chave, entre outros.

A transparência obtida pela aplicação de sensores e coleta de dados junto aos diversos processos da empresa pode auxiliar o gestor a enxergar falhas que podem ser corrigidas para melhorar os resultados e evitar gastos.

Veículos autônomos

Os veículos autônomos ainda não são cobertos por uma legislação específica, o que dificulta o seu uso urbano, porém, essa tecnologia pode ser utilizada dentro do espaço privado de uma empresa. Entre essas possibilidades, podemos citar o uso de caminhões em minas, veículos especializados na agricultura, transporte interno de materiais dentro do estoque, entre outras oportunidades de utilização.

Ligados à nuvem, com sensores de IoT e dotados de sistemas de inteligência artificial, esses veículos podem trabalhar 24 horas por dia, garantindo a produtividade e redução de gastos operacionais.

Existem diversas formas de promover a redução de custos dentro de uma empresa e a vantagem principal de utilizar-se de tendências tecnológicas é a capacidade de aumentar a produção. Nesse momento, é preciso contar com um parceiro que possa desenvolver boas soluções de acordo com as suas demandas.

O que você achou dessas tecnologias emergentes? Muito interessantes não é mesmo? Seus amigos também vão gostar! Compartilhe este post com os seus contatos nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *