Para muitos empresários, a implementação da Inteligência Artificial para ganhar vantagem competitiva pode parecer um desafio.

Com diversas maneiras para as empresas aproveitarem a IA para ganhar competitividade, o grande equívoco é esperar para iniciar sua implementação, já que é fácil descartá-la pela sua fama de ferramenta complicada, futurista e que só pode ser usada e compreendida por cientistas da computação.

Para ajudar a mudar seu pensamento, separamos algumas das formas pelas quais a Inteligência Artificial pode te dar vantagem competitiva. Quer descobrir? Então, vamos lá!

Analise e colete dados com Inteligência Artificial

A IA é indispensável para grandes empresas que têm acesso a quantidades impressionantes de dados de consumidores e desejam extrair conclusões significativas a partir da sua análise.

Quando as organizações têm acesso a ferramentas estatísticas sofisticadas, podem aprender mais sobre seus clientes e descobrir novos. Um exemplo é determinando o que mantém os clientes voltando para ajudá-lo a descobrir novos nichos de mercado.

A IA também torna possível ganhar vantagem competitiva ao coletar uma quantidade de dados que permita rastrear preferências e hábitos do cliente.

Recrute talentos por meio da Inteligência Artificial

Atualmente, as empresas enfrentam desafios únicos quando se trata de encontrar e recrutar os melhores talentos. Enquanto profissionais de recursos humanos costumavam ter que vasculhar manualmente pilhas enormes de currículos e esperar pelo melhor, a IA tornou esse processo muito mais ágil e assertivo.

Por exemplo, os algoritmos de aprendizado de máquina (parte da IA que ensina máquinas a aprenderem sozinhas) podem determinar quais práticas de contratação anteriores foram as mais eficazes e informar aos recrutadores sobre os detalhes do histórico de trabalho de um candidato e sua adequação a um papel específico.

Torne a organização do back-end mais eficiente com a IA

Muitas vezes ouvimos falar sobre IA em contextos futuristas, mas geralmente faz mais sentido visualizar a IA como uma tecnologia que executa tarefas. E muitas dessas tarefas estão nos bastidores – operações de logística, contabilidade e programação são alguns dos exemplos.

Considerando o fato de que a mão de obra qualificada custa cada dia mais caro, a transferência de tarefas demoradas para a IA é crucial para ajudá-las a utilizar seu capital humano com eficiência. A maioria dos funcionários quer tecnologias que podem ajudá-los a se livrar de tarefas monótonas e liberá-los para fazer um trabalho mais significativo e estratégico.

Implemente a IA para atender e ganhar vantagem competitiva

As empresas nunca tiveram mais formas de interagir com seus consumidores. Atualmente, é essencial que elas desenvolvam novas formas de abordar rapidamente as preocupações de seus clientes.

A IA desempenhará um papel mais significativo na comunicação entre as indústrias nos próximos anos. Chatbots e outras formas de comunicação baseada em IA oferecem benefícios significativos.

Chatbots via IA para ganhar vantagem competitiva

Os chatbots prestam assistência aos clientes sempre que eles precisam e respondem imediatamente a perguntas de clientes em potencial, oferecendo às empresas uma maneira de melhorar simultaneamente a experiência de compra e gerar novos negócios.

Desenvolva uma plataforma de marketing orientada para IA

A IA apresenta novas oportunidades para o marketing ganhar vantagem competitiva no mercado. Embora antigamente a maioria das empresas estivesse limitada a anúncios em mercados locais, agora elas têm a capacidade de atingir um vasto público online.

Elas podem usar plataformas de publicidade baseadas em IA que foram desenvolvidas por grandes empresas como o Facebook e o Google para atingir consumidores específicos que são receptivos à sua mensagem e podem coletar e analisar dados do consumidor de vários canais.

Desenvolva uma plataforma de marketing orientada para IA

Com o aprendizado de máquina e a Inteligência Artificial ficando cada vez mais acessível, empresas experientes estão começando a entender como a tecnologia pode beneficiar suas operações. Não perca a oportunidade de adicionar ferramentas avançadas de IA ao seu arsenal: isso te ajudará a ganhar vantagem competitiva!

Para saber mais a respeito, entre em contato conosco e conheça as soluções inteligentes que a Aliger oferece para sua empresa e avance dentro do seu mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *