Em meio a diversos concorrentes e a um mercado que se transforma constantemente, como garantir o crescimento e a sobrevivência de um negócio em longo prazo? A resposta que você procura, provavelmente, pode ser resumida com o conceito de vantagem competitiva.

São essas palavras, quase mágicas, que transformarão a imagem da sua empresa perante os clientes e farão com que sua organização se destaque frente às demais. Quer saber mais sobre vantagem competitiva e como alcançá-la? Então, leia até o fim!

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva pode ser entendida como as características de um negócio que o diferenciam dos demais e que permitem que ele supere os concorrentes na preferência dos clientes.

Para descobrir a sua, um negócio, ou uma pessoa, precisa levantar alguns questionamentos, como “em que eu sou realmente bom?” e “quais são minhas habilidades mais fortes?”. Sua vantagem é aquilo que o faz único e que seus concorrentes não podem imitar com facilidade.

A vantagem competitiva pode ser, por exemplo, um preço mais baixo, um atendimento diferenciado, uma equipe de vendas que entende muito sobre o produto, um design exclusivo ou uma ideia completamente nova.

Quando falamos em estratégia de competição, temos que nos lembrar de um dos principais nomes da área: Michael Porter. Formado em Harvard, onde também leciona, ele defende que a estratégia competitiva deve estar baseada em 5 forças, atualmente conhecidas como as Forças de Porter:

  1. rivalidade entre os concorrentes;
  2. poder de negociação com clientes;
  3. poder de negociação com fornecedores;
  4. ameaça de entrada de novos concorrentes;
  5. ameaças de produtos substitutos.

Segundo Porter, ao estudar essas 5 forças, é possível desenvolver uma estratégia eficiente para criar vantagens competitivas que realmente façam a diferença no negócio.

Como ela alavanca os negócios?

De uma maneira geral, a vantagem competitiva alavanca os negócios na medida em que ela consegue fazer com que a empresa venda e lucre mais e, preferencialmente, reduza custos.

O que leva uma empresa, como a Apple, que tem produtos mais caros que os concorrentes, a vender tanto? As vantagens competitivas dela pouco têm a ver com preço e estão mais ligadas ao design e à qualidade dos produtos. No fim das contas, os consumidores da Apple são muito mais que clientes — são fãs e embaixadores da marca.

Porém, para que a vantagem competitiva se mantenha com esse status, é preciso que ela gere valor ao cliente, seja insubstituível e, principalmente, sustentável.

Por que é importante ter uma vantagem competitiva sustentada?

Quantos negócios um dia foram líderes de mercado e acabaram indo à falência? Modelos tradicionais estão ficando obsoletos rapidamente e, sem que seus donos percebam, negócios perdem valor para concorrentes recém-chegados ao mercado.

A única maneira de evitar isso é criando uma vantagem competitiva sustentada. Por exemplo, houve um tempo em que ter dinheiro em caixa era considerado uma vantagem competitiva. No entanto, esse é um cenário relativamente fácil de ser copiado.

Ou seja, mesmo que a sua empresa esteja muito bem financeiramente e possa fazer todos os investimentos necessários, isso não quer dizer que ela está com a vantagem garantida. Atualmente, é mais inteligente pensar em adquirir vantagens competitivas sustentadas por meio da tecnologia.

Como a tecnologia pode ajudar?

Hoje em dia, o mercado valoriza empresas realmente inovadoras, como as startups que criam modelos disruptivos e acabam moldando o mercado. Nesse contexto, ganha a competição quem consegue usar a criatividade aliada à tecnologia para criar soluções exclusivas, que os concorrentes levariam muito tempo para alcançar.

Algumas tecnologias, como Inteligência Artificial e Internet das Coisas, não existem apenas na ficção científica. Elas podem e devem ser usadas agora para agregar valor aos seus produtos, reduzir custos e, ao mesmo tempo, levar uma experiência única ao seu cliente.

Fazendo isso constantemente, sua empresa criará uma vantagem competitiva sustentada e vai permanecer à frente dos concorrentes por um bom tempo.

E aí, o que achou do texto? Como é a estratégia de competição da sua empresa? Qual é a sua vantagem competitiva? Deixe um comentário e participe da discussão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *