aliger em Editorial

30 de maio, 2019

Veja como a visão computacional na indústria é uma aliada na superação de desafios!

A utilização da visão computacional na indústria vem transformando o setor, principalmente, em três aspectos:

  1. controle de qualidade;
  2. diagnóstico de processos;
  3. controle adaptativo de robôs.

Consequentemente, ela está se tonando essencial para qualquer empresa que deseja manter seu nível de competitividade no mercado diante da concorrência.

Essa tecnologia é indispensável, sobretudo, com a evolução nos processos de fabricação que incorporam as novas metodologias digitais que estão disponíveis hoje.

Também é importante ressaltar que o uso da visão computacional na indústria facilita a automatização dos processos de fabricação. Dessa forma, é possível alcançar melhores resultados de produção por meio da aplicação de controles de qualidade e maior agilidade em cada uma das etapas.

Confira a seguir como as organizações estão fazendo uso dessa tecnologia para superar desafios! Acompanhe:

Controle de qualidade com uso da visão computacional na indústria

O controle de qualidade é o conjunto de técnicas e ferramentas que permite detectar erros no processo de produção, bem como tomar as medidas adequadas para suprimi-los. Isso garante que os produtos cheguem ao consumidor de acordo com os padrões de qualidade específicos.

Com o uso da visão computacional na indústria, é possível efetuar o controle de qualidade em tempo real, de maneira ininterrupta. Dessa forma, os gerentes de produção podem identificar erros tão logo eles ocorram, sejam por defeito de máquina ou qualquer outro.

Tradicionalmente, o controle de qualidade é feito por amostragem, o que pode levar à perda de lotes inteiros.

Assim, a aplicação da visão computacional no controle de qualidade envolve uma série de vantagens, tais como:

Aumento na produtividade: ao aplicar os controles de qualidade de forma automática, as unidades defeituosas são eliminadas antes mesmo de chegar ao final da linha de produção, o que se traduz como um aumento quantitativo da produção útil final.

Diminuição da perda de materiais: utilizando a visão computacional, é possível identificar erros em qualquer fase de produção. Assim, é possível interromper o processo antes que ele chegue ao final, o que impede a utilização de mais materiais em produtos defeituosos.

Além disso, pode-se interromper o processo assim que for identificado o erro, para descobrir as causas e eliminá-las prontamente.

Redução de custos: naturalmente, ao aumentar a produtividade e reduzir a perda de materiais, obtemos uma melhor utilização dos recursos disponíveis. Isso implica na redução dos custos de produção importante.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva, nesse contexto, é o processo de usar dispositivos de machine learning e IoT para monitorar dados em máquinas e componentes. Geralmente, isso é feito utilizando sensores para coletar pontos de dados e identificar sinais ou tomar ações corretivas antes que os ativos ou componentes sejam quebrados.

O uso da visão computacional na indústria é de muita utilidade nesse processo, visto que, com ela, é possível reconhecer padrões e prever eventos de forma assertiva e segura.

Considere que apenas um minuto de inatividade pode gerar perdas significativas para uma indústria. Sendo assim, poder prever e programar eventos de manutenção em horários estratégicos e impedir quebras de máquinas e componentes é de grande importância para o setor.

Controle adaptativo de robôs

A automação é um caminho que precisa ser trilhado pelas indústrias que desejam reduzir custos e aumentar a eficiência. Nesse sentido, o uso de robôs tem sido uma das soluções que tem alcançado maior sucesso até o momento.

Utilizando a visão computacional na indústria é possível fazer com que a máquina aprenda e reproduza os movimentos de humanos na execução de tarefas, até então, manuais.

Assim, é possível aumentar a produção, a eficiência e ainda reduzir custos.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o uso da visão computacional na indústria e como ela está ajudando as empresas a superarem seus desafios.

Vale lembrar que essa tecnologia possui um número muito amplo de aplicações, tudo depende da sua necessidade. Neste momento, é essencial contar com a assessoria de uma empresa de curadoria digital, para que ela possa entender seu problema e desenhar a solução adequada.

Se você gostou deste conteúdo, então você também irá gostar de conhecer algumas aplicações de Internet das Coisas na Indústria. Clique aqui e boa leitura!

Escrito por

Tags

Open chat