3 Formas de Usar a Inteligência Artificial Generativa nos Negócios
O uso de IAs Generativas está além do ChatGPT, e já impacta a rotina de algumas empresas. O que poucas pessoas sabem, é que existe a possibilidade de implantar IA generativa nos negócios.
Nesse sentido, assim como toda boa e útil inovação, quem se adapta mais rápido consegue melhores resultados – e a Aliger pode ajudar diretamente nessas adaptações.
Ou seja, não basta apenas adotar a nova tecnologia em questão, é preciso ter uma abordagem estratégica e orientada para o futuro.
A partir de uma base de dados, uma IA de modelo generativo é capaz de aprender padrões complexos de comportamento.
Como vamos ver a seguir, as capacidades generativas da IA apresentam um mundo de oportunidades para as organizações.
De forma direta e aplicável no presente – sem deixar de lado planejamentos para o futuro – vamos descobrir 3 formas de usar IA generativa nos negócios.
1- Automação e Otimização dos Processos
Algumas empresas ainda lidam com a dificuldade de automatizar seus processos de produção ou de serviços.
Mas acrescente alguma medida de IA generativa na conta, e esse problema de automação e otimização dos processos pode começar a ser resolvido.
Um exemplo de sua aplicação, é referente ao uso do e-mail marketing – estratégia usada por empresas de vários segmentos.
Segundo dados levantados pela Campaign Monitor, 89% dos especialistas enxergam a implementação do e-mail marketing como uma tática eficaz quando se trata de impulsionar a conversão.
Quando direcionamos nossa atenção para o cenário das empresas B2B, segundo dados fornecidos pela Imagination, 83% das organizações B2B incorporam newsletters como um componente essencial em sua abordagem estratégica de conteúdo.
Agora, imagine campanhas de e-mail que se desdobram sem intervenção manual:
Uma IA generativa pode gerar e-mails acionados, segmentar públicos-alvo e até mesmo analisar as respostas dos clientes para ajustar o conteúdo das mensagens.
2- Melhor Comunicação Com o Cliente
Uma empresa, organização ou negócios que deixam de lado o bom relacionamento e a importância da comunicação com os clientes, dificilmente mantém as “portas abertas”.
Assim, no âmbito do atendimento ao cliente e do aprimoramento da experiência, a inteligência artificial generativa (IAG) pode facilitar a resolução desse desafio.
Ou seja, uma IAG assume um papel estratégico como aliada para otimizar a comunicação e fortalecer os laços entre as empresas e seus consumidores.
Para algumas questões simples ou assuntos mais genéricos e que não necessitem de respostas mais complexas, a implementação da IAG pode economizar tempo e dinheiro para os negócios.
A tecnologia de chatbots, um exemplo de IA generativa, emula a linguagem humana e desempenha um papel crucial na melhoria da experiência do cliente.
Ao oferecer respostas rápidas a perguntas comuns, como informações de rastreamento de pedidos e horários de funcionamento, os chatbots simplificam as interações e fornecem assistência instantânea, resultando em maior satisfação do cliente.
3- Área da Saúde e a Inteligência Artificial Generativa
O setor de saúde está apostando cada vez mais na tecnologia para melhorar os próprios serviços. E isso não é nenhum achismo.
De acordo com o “Relatório de Índice de IA 2022” da Universidade de Stanford, o segmento privado da saúde direcionou US$ 11,3 bilhões em pesquisa e avanços.
Os dados são da área de medicina e saúde no ano de 2021, revelando um aumento notável de 40% em comparação ao ano precedente.
Ao longo dos últimos cinco anos, os aportes financeiros totalizaram uma cifra expressiva de US$ 28,9 bilhões, o que indica a IA como o setor mais proeminente em termos de investimento privado.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa tecnologia é uma grande promessa, com potencial para melhorar a atenção à saúde.
E isso é bom para o futuro da medicina, pois através da otimização da tomada de decisões clínicas, pesquisa médica fica mais eficaz e a melhoria da experiência do paciente fica mais notável.
Ou seja, a IAG capacita as empresas de saúde a oferecerem cuidados mais avançados, adaptados e centrados no paciente.
Quem Não Adotar a IA Generativa, Fica Para Trás
Ao refletirmos sobre as últimas notícias que abordaram a IAG, quando o assunto são negócios, é possível prever que a empresa que não adotar a IA generativa, pode ficar para trás.
A adoção dessa tecnologia é um fator crucial para o sucesso contínuo e a relevância nos diversos setores – o que pode garantir uma vantagem competitiva.
A IAG capacita as empresas a criar interações e produtos altamente personalizados, estabelecendo um elo mais forte com os consumidores.
Veja bem, automatizar tarefas repetitivas, otimizar fluxos de trabalho e melhorar a precisão das operações, é o que pode definir o sucesso ou fracasso nos negócios daqui para frente.
Até porque uma IAG não apenas economiza tempo e dinheiro, mas também permite que as equipes se concentrem em atividades estratégicas que impulsionam o crescimento.
A IAG não é mais uma opção, mas sim um imperativo para as empresas que buscam se destacar em um mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia.