aliger em Agricultura

14 de novembro, 2019

Cases de inteligência artificial na agricultura para melhorar sua produção no campo

As práticas agrícolas ao longo das décadas viram uma transformação notável. As inovações da tecnologia da informação e, principalmente, da Inteligência Artificial na agricultura estão garantindo que o setor agrícola ofereça oportunidades de negócios impressionantes.

Volume de produção, facilidade de monitoramento, custo da agricultura e conforto operacional são alguns dos benefícios que a IA traz para a agricultura.

Cases-de-inteligencia-artificial-na-agricultura-para-melhorar-sua-produção-no-campo

Para exemplificar como essas vantagens também podem chegar até sua produção, separamos abaixo alguns cases reais de aplicação da Inteligência Artificial na agricultura! Acompanhe conosco:

4 cases de Inteligência Artificial na agricultura para inspirar sua produção no campo


Case 1: Cognitive Technologies, Rússia


Imagine uma colheitadeira que atravessa um campo de trigo de 120 hectares com movimentos precisos. Ok, essa já é uma realidade muito próxima, visto que a ideia dos veículos autônomos está se tornando cada dia mais real. Mas imagine que esse mesmo campo não tem acesso à internet, teríamos um problema, certo?

Essa é a realidade de muitas plantações na Rússia, país com dimensões continentais e muitas fazendas localizadas em áreas remotas, a quilômetros de qualquer sinal de civilização. Para resolver o problema, a Cognitive Technologies criou a colheitadeira que usa a Inteligência Artificial na agricultura para realizar o trabalho de forma autônoma sem precisar de acesso à internet.

O equipamento ainda precisa de um operador — contudo, ele sequer mexe no volante e fica responsável por cuidar apenas do processo de colheita. Localizado externamente à máquina, um equipamento em formato de maleta funciona como cérebro dela, dando comandos à colheitadeira de acordo com os dados coletados na medida que ela passa pelo campo.

Guiado por câmeras de vídeo, o aparelho opera por meio de Inteligência Artificial na agricultura, sendo capaz de detectar alterações no relevo e obstáculos no caminho, evitando acidentes.

Dispensando conexão com à internet ou por GSM, tecnologia usada em redes de celulares, o aparelho também pode ser interessante para as colheitas brasileiras, que, muitas vezes, enfrentam o mesmo problema visto na Rússia: a falta de acesso à conexões rápidas.

Case 2: Pontão, Rio Grande do Sul


Em 2009, a família Carmo, dona de uma área de 650 hectares em Pontão, Rio Grande do Sul, decidiu adotar a tecnologia como forma de aumentar a produtividade de sua produção.

A partir da safra de 2009/2010, a agricultura de precisão, uso de tecnologia avançada para avaliar e acompanhar de maneira mais precisa as condições das áreas de plantio baseada no princípio da variabilidade do solo e clima, e a IA foram aplicadas em 100% da propriedade.

A partir da coleta de dados e da análise por meio da Inteligência Artificial na agricultura, a família Carmo foi capaz de aplicar correções no solo e utilizar o plantio de milho e de soja à taxa variável de semente por talhão.

Cases-de-inteligencia-artificial-na-agricultura-para-melhorar-sua-produção-no-campo

Hoje, eles utilizam um software de gestão para ajudar na tomada de decisão e controle de custos. O resultado é que a média das lavouras de soja aumentou de 55 sacas para 80 sacas por hectare, enquanto a lavoura de milho pulou de 160 sacas para 200.

Case 3: Alibaba, China


A Alibaba é responsável pela maior plataforma de e-commerce do mundo, com sede na China, mas a empresa vem ganhando destaque com criação de tecnologias que afetam variados setores. Um desses setores é a agricultura, que possui uma divisão dedica dentro da empresa.

Recentemente, os pesquisadores da companhia desenvolveram uma solução de Inteligência Artificial para a apicultura. O objetivo é garantir a saúde e segurança das abelhas e aumentar a eficiência da produção de mel.

Isso porque um dos maiores problemas dos apicultores chineses era a gestão de diversas colmeias simultaneamente. Acompanhar o status de cada uma delas, medindo dados como temperatura e umidade manualmente e realizando a contagem de insetos, demandava tempo e criava a possibilidade de erros.

O sistema inteligente faz o monitoramento e ajuste, quando necessário, desses fatores fundamentais para o bem-estar dos insetos e sua produtividade. Segundo a empresa, a solução de Inteligência Artificial na agricultura foi capaz de aumentar em até 20% a produção quando utilizada.

A Aliger também conta com um Case de Sucesso com o uso da Visão computacional e Deep Learning para aplicações biológicas.

Case 4: CROO Robotics, EUA


A automação também está surgindo em um esforço para ajudar a enfrentar os desafios da força de trabalho enfrentados pelo produtor rural. Prevê-se que a agropecuária sofra um declínio no número de trabalhadores devido ao crescimento da migração do campo para a cidade.

A CROO Robotics, uma empresa norte-americana, desenvolveu um robô para ajudar os produtores de morango nos EUA a colher e embalar suas colheitas. Isso resolveria o problema da falta de trabalhadores que pode levar a milhões de dólares em perdas de receita em regiões agrícolas importantes, como Califórnia e Arizona.

O robô pode colher 8 acres em um único dia e substituir 30 trabalhadores humanos. Estima-se que 40% dos custos anuais das fazendas são canalizados para salários e despesas contratuais para culturas como frutas e legumes onde as necessidades de mão de obra tendem a ser as mais altas.

Em junho de 2017, a Wish Farms, com sede na Flórida, anunciou sua implementação da colhedora de morangos da Harvest CROO Robotics no verão de 2017. Por meio da Inteligência Artificial na agricultura, o robô identifica, seleciona e escolhe apenas morangos maduros, deixando as frutas e plantas verdes ilesas.

No início, a colheitadeira exigia que alguns trabalhadores entregassem manualmente as bagas na máquina, mas eventualmente a colheitadeira se tornou totalmente autônoma, incluindo realizando a função de embalagem.

Cases-de-inteligencia-artificial-na-agricultura-para-melhorar-sua-produção-no-campo

As tecnologias orientadas por IA estão surgindo para ajudar a melhorar a eficiência e enfrentar os desafios do setor, incluindo rendimento de colheitas, saúde do solo e resistência a herbicidas. Os robôs agrícolas estão prestes a se tornar uma aplicação altamente valorizada da Inteligência Artificial na agricultura.

Para conhecer algumas das soluções disponíveis hoje para sua fazenda, conheça os serviços oferecidos pela Aliger na agropecuária e colha os benefícios da IA para sua produção hoje mesmo!

Escrito por

Tags

Open chat