As práticas agrícolas ao longo das décadas viram uma transformação notável. As inovações da tecnologia da informação e, principalmente, da Inteligência Artificial na agricultura estão garantindo que o setor agrícola ofereça oportunidades de negócios impressionantes.Volume de produção, facilidade de monitoramento, custo da agricultura e conforto operacional são alguns dos benefícios que a IA traz para a agricultura.Cases-de-inteligencia-artificial-na-agricultura-para-melhorar-sua-produção-no-campoPara exemplificar como essas vantagens também podem chegar até sua produção, separamos abaixo alguns cases reais de aplicação da Inteligência Artificial na agricultura! Acompanhe conosco:

4 cases de Inteligência Artificial na agricultura para inspirar sua produção no campo

Case 1: Cognitive Technologies, Rússia

Imagine uma colheitadeira que atravessa um campo de trigo de 120 hectares com movimentos precisos. Ok, essa já é uma realidade muito próxima, visto que a ideia dos veículos autônomos está se tornando cada dia mais real. Mas imagine que esse mesmo campo não tem acesso à internet, teríamos um problema, certo?Essa é a realidade de muitas plantações na Rússia, país com dimensões continentais e muitas fazendas localizadas em áreas remotas, a quilômetros de qualquer sinal de civilização. Para resolver o problema, a Cognitive Technologies criou a colheitadeira que usa a Inteligência Artificial na agricultura para realizar o trabalho de forma autônoma sem precisar de acesso à internet.O equipamento ainda precisa de um operador — contudo, ele sequer mexe no volante e fica responsável por cuidar apenas do processo de colheita. Localizado externamente à máquina, um equipamento em formato de maleta funciona como cérebro dela, dando comandos à colheitadeira de acordo com os dados coletados na medida que ela passa pelo campo.Guiado por câmeras de vídeo, o aparelho opera por meio de Inteligência Artificial na agricultura, sendo capaz de detectar alterações no relevo e obstáculos no caminho, evitando acidentes.Dispensando conexão com à internet ou por GSM, tecnologia usada em redes de celulares, o aparelho também pode ser interessante para as colheitas brasileiras, que, muitas vezes, enfrentam o mesmo problema visto na Rússia: a falta de acesso à conexões rápidas.

Case 2: Pontão, Rio Grande do Sul

Em 2009, a família Carmo, dona de uma área de 650 hectares em Pontão, Rio Grande do Sul, decidiu adotar a tecnologia como forma de aumentar a produtividade de sua produção.A partir da safra de 2009/2010, a agricultura de precisão, uso de tecnologia avançada para avaliar e acompanhar de maneira mais precisa as condições das áreas de plantio baseada no princípio da variabilidade do solo e clima, e a IA foram aplicadas em 100% da propriedade.A partir da coleta de dados e da análise por meio da Inteligência Artificial na agricultura, a família Carmo foi capaz de aplicar correções no solo e utilizar o plantio de milho e de soja à taxa variável de semente por talhão.Cases-de-inteligencia-artificial-na-agricultura-para-melhorar-sua-produção-no-campoHoje, eles utilizam um software de gestão para ajudar na tomada de decisão e controle de custos. O resultado é que a média das lavouras de soja aumentou de 55 sacas para 80 sacas por hectare, enquanto a lavoura de milho pulou de 160 sacas para 200.

Case 3: Alibaba, China

A Alibaba é responsável pela maior plataforma de e-commerce do mundo, com sede na China, mas a empresa vem ganhando destaque com criação de tecnologias que afetam variados setores. Um desses setores é a agricultura, que possui uma divisão dedica dentro da empresa.Recentemente, os pesquisadores da companhia desenvolveram uma solução de Inteligência Artificial para a apicultura. O objetivo é garantir a saúde e segurança das abelhas e aumentar a eficiência da produção de mel.Isso porque um dos maiores problemas dos apicultores chineses era a gestão de diversas colmeias simultaneamente. Acompanhar o status de cada uma delas, medindo dados como temperatura e umidade manualmente e realizando a contagem de insetos, demandava tempo e criava a possibilidade de erros.O sistema inteligente faz o monitoramento e ajuste, quando necessário, desses fatores fundamentais para o bem-estar dos insetos e sua produtividade. Segundo a empresa, a solução de Inteligência Artificial na agricultura foi capaz de aumentar em até 20% a produção quando utilizada.A Aliger também conta com um Case de Sucesso com o uso da Visão computacional e Deep Learning para aplicações biológicas.

Case 4: CROO Robotics, EUA

A automação também está surgindo em um esforço para ajudar a enfrentar os desafios da força de trabalho enfrentados pelo produtor rural. Prevê-se que a agropecuária sofra um declínio no número de trabalhadores devido ao crescimento da migração do campo para a cidade.A CROO Robotics, uma empresa norte-americana, desenvolveu um robô para ajudar os produtores de morango nos EUA a colher e embalar suas colheitas. Isso resolveria o problema da falta de trabalhadores que pode levar a milhões de dólares em perdas de receita em regiões agrícolas importantes, como Califórnia e Arizona.O robô pode colher 8 acres em um único dia e substituir 30 trabalhadores humanos. Estima-se que 40% dos custos anuais das fazendas são canalizados para salários e despesas contratuais para culturas como frutas e legumes onde as necessidades de mão de obra tendem a ser as mais altas.Em junho de 2017, a Wish Farms, com sede na Flórida, anunciou sua implementação da colhedora de morangos da Harvest CROO Robotics no verão de 2017. Por meio da Inteligência Artificial na agricultura, o robô identifica, seleciona e escolhe apenas morangos maduros, deixando as frutas e plantas verdes ilesas.No início, a colheitadeira exigia que alguns trabalhadores entregassem manualmente as bagas na máquina, mas eventualmente a colheitadeira se tornou totalmente autônoma, incluindo realizando a função de embalagem.Cases-de-inteligencia-artificial-na-agricultura-para-melhorar-sua-produção-no-campoAs tecnologias orientadas por IA estão surgindo para ajudar a melhorar a eficiência e enfrentar os desafios do setor, incluindo rendimento de colheitas, saúde do solo e resistência a herbicidas. Os robôs agrícolas estão prestes a se tornar uma aplicação altamente valorizada da Inteligência Artificial na agricultura.Para conhecer algumas das soluções disponíveis hoje para sua fazenda, conheça os serviços oferecidos pela Aliger na agropecuária e colha os benefícios da IA para sua produção hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *