Cada marca, organização ou empresa precisa se transformar para acompanhar o ritmo da mudança tecnológica. Empresas mais tradicionais, que representam bem o estilo de trabalho do século XX, devem se atentar a isso para manter os custos baixos, a produtividade potencializada e a competitividade no mercado.O risco de quem não se adequa a isso, ignorando tecnologias como a inteligência das coisas, é o de ficar para trás. Por isso, é necessário não ter medo da tecnologia, seus custos ou dificuldades de implantação. É sobre isso que falaremos ao longo deste artigo!
Por que as empresas precisam da tecnologia?
Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) já indicou que 14 dos 24 setores da indústria brasileira precisam adotar urgentemente estratégias de digitalização de seus processos produtivos se quiserem se manter competitivos no mercado.Da mesma forma que os processos digitais começaram a substituir os analógicos nas empresas ao longo dos anos 2000, a era em que vivemos pede uma nova adaptação.Alguns exemplos clássicos como Kodak e Blockbuster não podem passar batidos. As duas empresas, gigantes em modelos que se tornaram ultrapassados com a massificação da internet e tecnologias digitais, se tornaram obsoletas a ponto de deixarem de existir.Em escala menor, muitas empresas perdem oportunidades ao não ter coisas simples como um site, presença nas redes sociais ou até mesmo versões online de suas lojas.Além da necessidade de manter competitividade de mercado, o que as empresas precisam entender é que tecnologia ajuda a lucrar e a não perder dinheiro. A adoção de tecnologias de inteligência das coisas pode, por exemplo, coletar de dados de processos da empresa e, dessa forma, auxiliar o gestor a enxergar falhas que podem ser corrigidas para melhorar os resultados e evitar gastos. E isso é só o começo de tudo que ainda pode ser aplicado como soluções para as empresas.Como empresas do século XX podem se modernizar
O processo de modernização e de ação de tecnologias como a inteligências das coisas para empresas do século XX não está tão distante e não precisa ser difícil como pode parecer.Para quem ainda possa ter alguma resistência à modernização, podemos citar, por exemplo, a otimização do consumo de energia, a detecção de riscos em processos internos e a visualização de dados críticos em atividades chave como benefícios.Esse processo acontece por meio de dispositivos conectados à internet que, com o uso de Inteligência Artificial, ajudam no processo de otimização e no ganho de competitividade. Big Data, Machine Learning e Deep Learning são outros conceitos emergentes que os líderes das empresas podem absorver o quanto antes para obter tais benefícios. Na prática, podemos citar mais alguns deles:- Analisar a disponibilidade de produtos e serviços;
- Criar diagnósticos médicos mais precisos;
- Documentar processos com eficiência;
- Possibilitar manutenções preventivas;
- Desenvolver recomendações de produtos ideais para o consumidor.