Você sabe qual a diferença entre Deep Learning e Machine Learning?Talvez você pense que Inteligência Artificial é o mesmo que Machine Learning. E que também é o mesmo que Deep Learning. Acertamos?Na verdade, o correto é pensar nelas como camadas de uma cebola: a Inteligência Artificial é a casca externa que pode englobar uma variedade de tecnologias onde atuam, por baixo, o Machine Learning e o Deep Learning.
Das tecnologias de IA, o aprendizado de máquina, ou Machine Learning, é uma ferramenta que pode acelerar a análise de um conjunto de dados. Já o aprendizado profundo, ou Deep Learning, é uma parte mais intensa do Machine Learning, usada para analisar conjuntos de dados maiores e agir de forma mais autônoma.É incorreto usar os termos “aprendizagem profunda” e “aprendizado de máquina” para falarmos da mesma coisa. Para te mostrar, vamos dar uma olhada nas diferenças entre Deep Learning vs Machine Learning logo abaixo:
É essa rede neural artificial que é inspirada nos nossos cérebros, onde cada algoritmo representa um neurônio. O conjunto desses neurônios analisa continuamente os dados e atualiza suas previsões, assim como o nosso cérebro constantemente recebe informações e tira conclusões. Exemplos de aprendizado profundo incluem a identificação de rostos a partir de fotos ou vídeos e o reconhecimento de uma palavra falada.Uma grande diferença é que o Deep Learning, ao contrário do ML, se corrigirá no caso de uma previsão ruim, tornando a intervenção humana menos necessária. Se uma lâmpada, por exemplo, tivesse recursos de aprendizado profundos, ela poderia responder não apenas ao “escuro“, mas também a frases como “não consigo ver” ou “onde está o interruptor de luz?“.

Uma visão geral de Machine Learning
O Machine Learning (ML) é qualquer abordagem que emprega algoritmos para filtrar dados e encontrar padrões, similar a uma máquina que executa uma função mecânica específica. O algoritmo executa a função definida pelo engenheiro ou programador e analisa os dados para fornecer uma resposta.Alguns exemplos de aprendizado de máquina:- Um aplicativo que encontrar oportunidades financeiras favoráveis;
- Máquinas inteligentes na Indústria 4.0;
- Um programa em busca de malware.
Indo mais longe com o Deep Learning
Qualquer menção à aprendizagem profunda será seguida pelo termo “redes neurais” – o conceito que liga as capacidades de processamento do cérebro humano ao Deep Learning. Isso não é totalmente incorreto, mas essa explicação tende a exagerar as capacidades do aprendizado profundo.O fato é que o Deep Learning funciona de forma semelhante ao ML, mas usando uma quantidade de dados maior. Ao invés de um ou dois algoritmos trabalhando ao mesmo tempo, o aprendizado profundo depende de um modelo mais sofisticado de algoritmos agrupados, chamado de rede neural artificial ou ANN (Artificial Neural Netwrok). Com isso, seus resultados parecem mais “inteligentes” ou sofisticados.