Futuro das Empresas com Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel fundamental nas empresas?
Segundo o relatório da última edição do EY Work Reimagined, a IA, flexibilidade e wellbeing são os 3 pilares do futuro das empresas.
Inicialmente, seria fácil responsabilizar o fracasso de uma empresa devido ao mal uso (ou desuso) de tecnologias e produtos inovadores – muitas vezes concedidos através de IA.
Mas parece que a falta de adaptabilidade das empresas realmente é o ponto para ser observado até aqui. Até porque tudo pode ser melhor se algum negócio tiver a Aliger como parceiro nas atividades.
A IA, que abrange desde algoritmos de aprendizado de máquina até redes neurais profundas, em termos mais práticos, soluciona problemas em empresas quando aumenta a eficiência operacional.
Assim, também soluciona problemas quando aumenta a curva de inovação do negócio, proporciona mais competividade e diminui a taxa de falhas e erros.
Em outras palavras, é mais fácil obter vantagens e benefícios se adaptando à IA, do que o outro cenário pessimista indica. Nesse sentido, vamos ver o relatório do EY Work Reimagined e entender melhor isso.
Relatório do EY Work Reimagined
Empresas no Brasil estão quase sempre em desequilíbrio com novidades tecnológicas – ainda que haja algumas tecnologias não tão novas nesse sentido – contudo, isso precisa mudar, e a Aliger pode ajudar.
No relatório em questão, citado anteriormente, é possível ver que na última edição de 2023, as empresas precisam direcionar seus esforços para três frentes essenciais:
- Flexibilidade
- Inteligência Artificial
- Qualidade de vida dos colaboradores (wellbeing)
Se até pouco tempo atrás esses temas não eram importantes para algumas empresas, agora talvez seja a hora e repensar melhor – isso é, caso o foco da empresa seja “manter as portas abertas”.
Esse estudo global foi feito com mais de 16 mil pessoas, em 16 países, inclusive o Brasil, e abrangeu 23 setores.
Segundo o Oliver Kamakura, sócio de consultoria em gestão de pessoas da EY Brasil, essa análise é fundamental para ser feita nos negócios:
“Especialmente com os impactos da pandemia, a realidade mudou em diferentes perspectivas e, no ambiente de trabalho, isso não poderia ser diferente”.
E completa: “Muitas coisas que tínhamos como referência e como hábito mudaram e outras mudarão para possibilitar a adaptação às novas demandas”.
Inteligência Artificial: Futuro das Empresas
Além disso, o estudo destacou a importância da Inteligência Artificial (IA) e da IA Generativa – pontos importantes, em especial quando a Aliger usa esses dois fatores para solucionar problemas em empresas.
Surpreendentemente, 28% dos empregadores no Brasil planejam investir em treinamento para desenvolver habilidades relacionadas à IA generativa.
Oliver Kamakura, sócio de consultoria em gestão de pessoas da EY Brasil citado antes, sobre Inteligência Artificial e IA Generativa, explica:
“Alguns estudiosos e grandes especialistas no tema preveem que, em 2029, a IA generativa vai atingir a totalidade das pessoas mais inteligentes do mundo.
Hoje, ainda temos um uso bastante limitado de algo com um potencial gigantesco. Já imaginou ter a oportunidade de sentar com o Einstein?”
Em outras palavras, se existem dúvidas, obstáculos ou até mesmo ideias erradas sobre tudo o que envolve a Inteligência Artificial e suas vertentes, então a Aliger pode ajudar!
Nesse sentido, as soluções da Aliger capacitam as empresas a analisar grandes volumes de dados em tempo real, facilitando uma tomada de decisão mais rápida e informada.
Com IA, as empresas podem prever tendências e planejar com mais precisão, adaptando-se rapidamente às mudanças do mercado.
A Aliger não é apenas um fornecedor de soluções tecnológicas, é um parceiro estratégico que entende os desafios e oportunidades de cada negócio.
Junte-se à revolução tecnológica e descubra como a Aliger pode transformar seu negócio, resolvendo problemas hoje e criando oportunidades para o amanhã.