Google Revela Maior Desafio Para Startups no Brasil

A Aliger pode ser a chave para desbloquear o potencial de startups e projetos com a inteligência artificial generativa

O Brasil possui um contexto extremamente favorável para se tornar protagonista no uso da inteligência artificial generativa (GenAI).

De acordo com o Relatório Digital Global de 2024, os brasileiros ocupam o segundo lugar mundial em tempo conectado, com uma média impressionante de nove horas por dia.

E ao que tudo indica, não é apenas por causa do entretenimento, pois muito do mercado de trabalho brasileiro usa e aperfeiçoa ferramentas que precisam de uma conexão online.

Além disso, o país se destaca como um dos polos de startups mais atraentes para investimentos na América Latina, acumulando US$17,6 bilhões em aportes entre 2019 e 2023.

Isso representa 47% do total de capital de risco da região, segundo o LAVCA Trends in Tech, 2024.

Mas estamos realmente aproveitando todo esse potencial?

Para responder a essa questão, o Google for Startups encomendou à Box1824 um estudo que traça um panorama do atual estágio das startups brasileiras no desenvolvimento e uso da GenAI.

Startups do Brasil e os Desafios

O estudo, intitulado “Startups & Inteligência Artificial Generativa: Destravando o seu potencial no Brasil”, é uma atualização de um relatório de 2022.

Agora, com um foco específico na GenAI, o documento elenca as oportunidades e desafios que o ecossistema brasileiro enfrenta. Será que as startups brasileiras estão preparadas para alavancar a GenAI?

Quais são os obstáculos que ainda precisam ser superados? E, mais importante, quais são as estratégias que podem desbloquear o verdadeiro potencial dessa tecnologia no país?

Assim, o estudo revela que, embora haja um grande interesse e investimento em GenAI, a integração dessa tecnologia nas operações das startups ainda enfrenta desafios.

Entre eles, destacam-se a falta de infraestrutura tecnológica adequada, a necessidade de capacitação especializada e a resistência cultural à mudança tecnológica.

Dificuldades das startups brasileiras na GenAI

A pesquisa, baseada em entrevistas com fundadores de startups, especialistas em GenAI e gestores de venture capital, além de questionários aplicados a 63 tomadores de decisão de startups brasileiras focadas em IA, revela que a maioria (63%) ainda não possui estratégias claras de curto e longo prazo para desenvolver o uso da GenAI.

Assim, uma das principais dificuldades é a falta de visão sobre novas aplicações da tecnologia.

Atualmente, os usos mais comuns se concentram em tarefas como resumir informações (62%), criar listas de fontes de dados (57%) e recomendar atividades (54%).

Outro ponto, é que para facilitar a adoção da GenAI, muitas startups esperam investimentos externos, sendo o público (46%) o mais apontado.

Seguidos pelos investimentos privados (VCs, aceleradoras e fundos de investimento), com 38%.

Mais de um terço (35%) delas esperam maior facilidade para o acesso a capital em novas rodadas de investimento.

Cerca de 59% das startups consideram a educação e a conscientização sobre GenAI essenciais, enquanto 43% destacam a necessidade de aprimorar as habilidades dos desenvolvedores.

Aliger e Inteligência Artificial Generativa

Nesse sentido, a Aliger pode ser a chave para desbloquear o potencial de startups e projetos com a inteligência artificial generativa (GenAI)? Certamente sim!

Como podemos ajudar você a transformar essa visão em realidade? Vamos começar com uma análise detalhada das necessidades e objetivos específicos do projeto.

Vamos avaliar suas operações atuais, infraestrutura de TI e os dados que você possui. Tudo isso para identificar onde a GenAI pode ter o maior impacto.

Depois dessa análise, desenvolvemos uma solução personalizada – alinhada com seus objetivos de curto e longo prazo.

E como fazemos isso? Desde a criação de algoritmos de aprendizado de máquina até a integração de sistemas… tudo adaptado às necessidades específicas do projeto.

No cenário atual, a expectativa de vida dos produtos tecnológicos é de aproximadamente três anos.

No entanto, com a Aliger, você pode estender esse período em até um ano ao adquirir os lançamentos – fornecidos pela Nvidia, Cisco e outras opções.

Até porque sabemos das dificuldades e dos recursos limitados de fomento para investir em pesquisa. A Aliger habilita seu projeto comprando mais equipamentos de tecnologia com menos investimentos.

E não é só sobre tecnologia… é sobre transformar projetos e acelerar resultados. Então, por que esperar mais?

Cada dia conta. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como a Aliger junto com seu projeto podem alcançar grandes feitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *