Compromentimento com os altos padrões internacionais de governança e responsabilidade

EMPRESAS CERTIFICADAS COMO B CORPORATIONS ATIGEM ALTOS PADRÕES AUDITÁVEIS DE DESEMPENHO SOCIAL EAMBIENTAL, TRANSPARÊNCIA, GOVERNANÇA E RESPEITO PÚBLICO

Desde 2021, A Aliger e seu time tem se empenhado para adaptar, aprender e implementar as melhores práticas mundiais na preservação do meio ambiente, no campo social, governança, ética e práticas justas de negócio. 

 

 

Em 2023 temos o nosso laboratório do Rio de Janeiro utilizando 100% de energias renováveis certificadas, sendo pelo menos 20% de captação solar própria.

Estamos começando a mudança significativa que o mundo espera das empresas que buscam o lucro, mas que querem fazer mais pela sociedade.

Princípios Basilares

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Pesquisar, desenvolver, inovar, criar e utilizar as melhores ferramentas e recursos disponíveis para potencializar a humanidade

Afrontar as impossibilidades para contribuir com a estrutura científica, seus paradigmas e a consequente ciência da inovação

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Se esmerar em perseguir o conhecimento, a virtude, a prudência, a temperança, a força moral e a justiça de forma que todos os trabalhos executados busquem a perfeição e retratem o processo de aprimoramento humano envidado em seu desenvolvimento

Dar oportunidade e preferência à micro e pequenas empresas na aquisição de produtos e serviços, privilegiando as localizadas nas comunidades onde a Aliger e seus clientes operam, respeitando as melhores condições e práticas justas de negócio;

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Incentivar profissionais maduros, experientes ou não, fora dos padrões do mercado, oferecendo trabalho digno e justo, investindo na capacitação para tornarem-se agentes regionais da Aliger visando obter oportunidades de negócio e renda recorrente para ambas as partes;

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Buscar a rentabilidade, eficácia e eficiência nas operações, sem sacrificar a governança, a ética, a moral e as práticas justas de negócio, zelando sempre pela reputação e respeito público para que possamos fazer mais e melhor pela sociedade e demais partes interessadas

Aplicar e aprimorar a ética computacional para mitigar viéses ou danos colaterais que possam vir a ser causados pela inteligência artificial e suas interações;

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Buscar a conformidade e adoção dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável – ODSs e com os 10 princípios do pacto global da onu, se comprometendo a atuar conforme definido pelas políticas da Aliger;

Proporcionar o primeiro emprego aos jovens interessados, desenvolvendo-os profissionalmente e conscientemente para o mercado e formar as futuras lideranças da Aliger que manterão as colunas de sustentação do legado de seus fundadores;

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Sobretudo evitar criar problemas ou dilemas desnecessários que possam levar a conflitos e consequentes respostas instintivas, assimétricas e desproporcionais;

Governança Corporativa

Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum. Os princípios básicos da Governança Corporativa são: Transparência, Equidade, Prestação de Contas e Responsabilidade Corporativa. A seguir resumimos alguns códigos e políticas que adotamos na Aliger:

Código de Ética

O Código de Ética e Conduta é um documento que visa estabelecer os princípios e as normas que definem as práticas da empresa. Vão de encontro à missão, aos valores e à visão que definem a identidade da Aliger e delimitam padrões éticos e morais que devem ser aplicados e respeitados por todos aqueles que compõem o quadro de colaboradores, independente do nível hierárquico. Assim como os outros códigos desenvolvidos para e na Aliger. O Código de Ética e seu comitê deverão ser consultados sempre que houver dúvidas sobre quais são as práticas esperadas e respostas mais adequadas.

Políticas de Brindes e Presentes

A Política de Brindes, Presentes e Hospitalidades é um documento cujo objetivo é fornecer orientações para a conduta de tomada de decisão dos colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores no que se refere ao recebimento ou oferecimento de brindes, presentes, hospitalidades e qualquer outro benefício. Essa política foi desenvolvida para que se evite conflitos de interesses reais ou potenciais, além de evitar situações que possam caracterizar alguma prática injusta de negócio ou benefício indevido. Em 2023, o valor máximo arbitrado pela Aliger para dar ou receber brindes é equivalente a no máximo US$ 50. Presentes ou brindes acima deste valor deverão ser gentilmente devolvidos ao remetente com o devido agradecimento ou doados a instituições de caridade e uma cópia do recibo da doação encaminhado ao remetente.

Política Anticorrupção

O Código Anticorrupção estabelece, de forma abrangente e de fácil entendimento, a política anticorrupção da Aliger, descrevendo os riscos relacionados à corrupção e os comportamentos esperados dos colaboradores da Aliger para mitigar esses riscos. É um documento que se destina a todos os colaboradores, afiliadas, agentes e subsidiárias da Aliger. O Código de Conduta Anticorrupção deve ser entendido como um manual a ser consultado sempre que houver dúvidas sobre quais são as práticas adequadas

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil. A Aliger como uma empresa certificada pelo sistema B está trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Canais de denúncia para práticas impróprias

A Aliger se preocupa em ter um ambiente harmonioso e preza pela segurança psicológica de seus colaboradores, portanto dispõe de um canal para denúncia e um manual de como o autor da denúncia e o time de verificação devem proceder. A denúncia pode ser anônima e será apurada e investigada por uma empresa independente e especializada. O Código de Denúncia também estabelece punições e consequências para as práticas impróprias que podem ir desde o uso de software licenciado indevidamente, violações contratuais, de NDAs , de propriedade intelectual até situações de assédio, assim como os passos que devem ser seguidos para a validação de cada denúncia e seu desfecho. Caso venha ser necessário, sugerimos utilizar o botão específico para denúncias abaixo. A identificação é opcional e confidencial.

Reclamações e Sugestões

A Aliger conta com processos em amadurecimento e constantemente aperfeiçoados, colaboradores rigorosamente selecionados, treinados e orientados, indicadores de gestão consolidados e auditoria de processos. No entanto, falhas podem ocorrer e ocasionar insatisfação de nossos clientes, fornecedores, agentes, investidores e demais interessados. Sabemos que a maior parte dos clientes prefere não mais contratar um fornecedor do que fazer uma reclamação. Agradecemos antecipadamente por quaisquer sugestões, incentivos, críticas e reclamações que poderão nos ajudar a proceder com qualquer correção, ajuste ou reparação necessária. Solicitamos utilizar o botão específico para reclamações e sugestões abaixo. A identificação é opcional e confidencial.

Política de Privacidade e Confidencialidade

Para a Aliger, o compromisso de tratar os dados de seus clientes com segurança, privacidade e transparência é prioridade. Para tanto, foi desenvolvido uma Política de Privacidade e Confidencialidade, onde é estabelecido normas e diretrizes para tratamento e compartilhamento de informações. Além disso, a partir dessa política, foi criado o NDA (Non-Disclosure Agreement), em português, Acordo de Não-divulgação ou Acordo de Confidencialidade, que é um contrato assinado com cada cliente extensivo aos colaboradores para garantir que as informações compartilhadas entre as empresas estejam seguras. Todos os documentos gerados pela Aliger possuem controle de classificação, revisionamento e rastreabilidade. Documentos Confidenciais só podem circular entre os signatários do NDA;

Relação com Investidores

As relações com investidores (RI) consiste em um conjunto de atividades, métodos, técnicas e práticas que, direta ou indiretamente, propiciem a interação das áreas de Contabilidade, Jurídica, Planejamento Estratégico, Comunicação, Marketing e Finanças, com o propósito de estabelecer uma ligação entre a administração da Aliger, os acionistas (e seus representantes) e os demais agentes que atuam no mercado de capitais integrando a comunidade financeira nacional ou internacional. A principal função da área de RI da Aliger é levar a público informações acuradas sobre a companhia, observando os melhores padrões de divulgação, de modo a permitir que o mercado funcione de maneira eficiente.