A computação acelerada é o uso de hardware especializado para acelerar significativamente o trabalho, muitas vezes com o processamento paralelo que agrupa tarefas frequentes. Ela transfere tarefas exigentes que podem sobrecarregar CPUs, processadores que geralmente executam tarefas em sequência.
Nativa do PC, a computação acelerada amadureceu e chegou aos supercomputadores. Hoje, ela está em seu smartphone e em todos os serviços no cloud. E está sendo adotada por empresas de todos os setores para transformar os negócios com dados.
Computadores acelerados combinam CPUs e outros tipos de processadores igualmente em uma arquitetura conhecida como “computação heterogênea”.
As GPUs são os aceleradores mais usados. As unidades de processamento de dados (DPU – Data Processing Unit) são uma classe emergente que permite redes aprimoradas e aceleradas. Cada uma desempenha um papel ao lado da CPU do host na criação de um sistema unificado e equilibrado.
Os sistemas comerciais e técnicos atuais adotam a computação acelerada para lidar com trabalhos como machine learning, análise de dados, simulações e visualizações. É um estilo de computação moderno que fornece alto desempenho e eficiência energética.
RUA SÃO JANUÁRIO, 116
SÃO CRISTÓVÃO – 20921-003
RIO DE JANEIRO – RJ – BRASIL
+ 55 21 3900 1600
ESTR. DR ALTINO BONDESAN, 500
EUGÊNIO DE MELO – 12247-016
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP – BRASIL
Para São Paulo Capital:
+55 11 4814 2600
Para demais regiões:
+55 12 3500 3600