Inteligência artificial vai substituir médicos?
A perspectiva da inteligência artificial (IA) substituindo médicos humanos é algo realmente possível ou não passa de ficção científica?
Os bots ganham vozes cada vez mais naturais, e até os rostos humanos estão escapando do vale da estranheza.
Esses rostos artificiais, inclusive, estão se tornando mais presentes em campos que sempre foram considerados exclusivamente humanos.
Mas, será que realmente veremos um futuro onde os médicos de carne e osso se tornam obsoletos, substituídos por máquinas inteligentes?
O interesse por informações de saúde na internet levou ao surgimento de chatbots personalizados, como o Florence da OMS em colaboração com o Google e a Amazon Web Services.
Nesse sentido, vamos descobrir mais a seguir e entender qual é o papel da Aliger dentro de tudo isso!
A Integração da IA na Saúde
Há décadas, pesquisas vêm sendo conduzidas em áreas como modelagem cognitiva, captura de movimentos e respostas emocionais.
Assim, com o objetivo de criar softwares que não apenas funcionem eficazmente, mas que também sejam capazes de transmitir expressões humanas.
Nesse sentido, a inovação não para por aí. Recentemente, a empresa Soul Machines introduziu a Nova.
A Nova é uma inteligência artificial médica que se destaca por sua avançada capacidade de conversação, alimentada pelo ChatGPT da OpenAI.
Esta tecnologia está configurada para revolucionar o atendimento ao paciente, oferecendo uma ferramenta interativa que pode simular a empatia e a eficiência de um médico humano.
Segundo Greg Cross, CEO da Soul Machines, esses avatares são uma promessa para o futuro do atendimento médico, destinados a se tornarem ferramentas essenciais nos sistemas de saúde.
Para a Inteligência Artificial, Existe um Caminho Melhor?
Existem mais motivos e dados para acreditar no bom convívio entre a inteligência artificial e a área médica, do que para ter medo.
Aliás, ter medo, nesse sentido, significa não ter o conhecimento necessário para conseguir ter uma prévia de como seriam essas mudanças.
Um estudo com 11 000 americanos feito pelo Pew Research Center mostrou desconfiança dos pacientes com o suporte high-tech: 60% apontaram desconforto com médicos que confiam na IA.
Por outro lado, quando questionados se a IA poderia diminuir erros de profissionais da saúde, 40% concordaram e apenas 27% discordaram.
Ou seja, apesar do presente receio, o que temos em mãos, como um preparo maior para o está por vir referente à inteligência artificial em vários campos da medicina, é muito mais promissor.
Mais Dados Para Analisar Inteligência Artificial
Uma publicação desenvolvida pela MV, intitulada como “Moving The Future”, mostrou que a inteligência artificial na saúde ganha cada vez mais espaço.
3.500 estabelecimentos de saúde brasileiros – 3.200 deles são privados – já integraram alguma variação de I.A em seus processos.
O relatório menciona a pesquisa CEO Survey PWC, onde um expressivo número de líderes no setor de saúde no Brasil, cerca de 76%, planeja investir em inteligência artificial (IA) nos próximos 12 meses (leve em consideração que tais informações são de 2023).
Em contraste, em 2022, apenas 40% dos hospitais nos Estados Unidos faziam uso dessa tecnologia.
Olhando para o futuro, espera-se que até 2027, essa proporção aumente para 70% nos hospitais estadunidenses…
Refletindo um crescente reconhecimento do potencial da IA para aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente, aumentar a precisão dos diagnósticos, reduzir custos operacionais e elevar a eficiência geral dos sistemas de saúde.
Humanizando a Tecnologia com a Aliger
Empresas precisam de ajuda para lidar com a inteligência artificial. A Aliger ajuda empresas a lidarem com a inteligência artificial – e outras tecnologias.
Utilizamos a automação para ajudar as empresas a reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas e propensas a erros.
Assim, utilizando técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina, a Aliger transforma grandes volumes de dados brutos em insights acionáveis também.
A Aliger não é apenas um fornecedor de tecnologia, é um parceiro estratégico que capacita outras empresas a atingir seu potencial máximo através da inovação digital.
Explique o desafio, e a Aliger vai se preparar para ajudar as empresas a transformar problemas em oportunidades com soluções tecnológicas avançadas e personalizadas.