A centralização da gestão de utilidades se tornou uma tendência nos últimos anos para diversos segmentos como condomínios, centros comerciais e shopping centers.
As tecnologias e ferramentas de automação permitiram que esses processos fossem otimizados e mais bem acompanhados, assegurando clareza e eficiência no controle das atividades.
Separamos algumas curiosidades sobre a presença das tecnologias de Internet das Coisas e Inteligência Artificial no mundo de gestão de utilidades em shoppings centers para você ficar por dentro dos avanços e suas aplicabilidades. Acompanhe:Controle de ambientes
A presença da Internet das Coisas (IoT) oferece soluções de controle de ambientes, buscando sempre eficiência, economia e automação de processos. Nos centros comerciais, a presença de sensores de temperatura e luminosidade já é uma realidade.
Esses sensores de IoT, conectados a um sistema de gerenciamento interno, possibilitam que haja um controle eficaz no conforto das pessoas, permitindo que o grau de luminosidade que entra não seja incômodo e a temperatura ambiente interna fique sempre agradável.Além de fornecer um clima mais propício para a permanência dos clientes nos shoppings, os sensores também geram uma economia significativa no consumo de energia.Detectores de presença podem definir qual a real necessidade do funcionamento de sistemas de ar condicionado em alta potência, evitando assim desgastes com manutenção e reduzindo o consumo energético.Gerenciamento mobile
Os sistemas de gestão de utilidades, quando conectados a aplicações mobile, permitem que os gestores tenham acesso em tempo real a todas as informações necessárias para gestão do shopping. Isso reduz o tempo de resposta para situações que exigem ação imediata, por exemplo.
Hoje, o gerenciamento de utilidades em shoppings não encontra mais limitações geográficas, pois, por meio dos dispositivos mobile, é possível realizar diversas tarefas em qualquer lugar. Além de reuniões e videoconferências, o gerenciamento mobile permite, ainda, o uso de serviços baseados em localização (LBS, ou location-based service).
Imagine cuidar de diversas instalações, podendo controlar o estoque de suprimentos de cada uma delas. Ao entrar nos limites, por exemplo, o sistema exibe uma lista atualizada de todos os materiais disponíveis naquela unidade, emitindo notificações e facilitando o controle.
Inteligência Artificial
O uso da Inteligência Artificial no monitoramento e gestão de utilidades também se tornou notícia recente mundo afora. A tecnologia possui diversas aplicabilidades aos gestores, porém algumas ganham destaque:
Segurança: por meio da implantação de câmeras com reconhecimento facial, será possível acompanhar o comportamento consumidor, a frequência de visitas e até mesmo indicar se algum local do estabelecimento necessita de reforço em segurança. Tal situação será possível antes mesmo de algum problema eminente ou fatalidade concretizada;
Atendimento médico: embora os casos não sejam frequentes, será possível identificar se os clientes estão passando por algum problema médico que necessita de atendimento imediato, enviando essa informação à central de controle que poderá fornecer o suporte médico com mais velocidade;
Comportamento consumidor: a maior promessa da IA até o momento vem de grande agrado aos lojistas dos shoppings centers, indicando um estudo mais eficiente sobre o comportamento dos consumidores quando estão comprando. Isso permite identificar tendências mais assertivas, visando aproximar os comerciantes de seus clientes com ofertas mais refinadas e maximizando as vendas.