Mundo Físico e Virtual: 5 Formas que a Aliger Resolve Problemas
Uma das metas de algumas empresas é conseguir aproximar o mundo físico ao mundo digital. Isso faz parte da indústria 4.0 e a Aliger faz parte disso.
Isso porque, em outras palavras, aproximar o mundo físico ao digital se torna um diferencial competitivo – e não começar a mudança não é complicado.
Outro ponto importante: Analisar e monitorar dados e informações se torna uma tarefa comum cada vez mais, em especial para os processos que ocorrem em fábricas e depósitos, por exemplo.
A tendência é que máquinas desenvolvam uma capacidade maior de raciocínio e de tomada de decisões, assim como solucionar problemas por meio da Inteligência Artificial.
Para construir esse elo de forma sólida e eficaz, contar com um parceiro tecnológico confiável e inovador é indispensável.
Nesse sentido, a Aliger fornece soluções inteligentes e avançadas para conectar e otimizar processos nos dois universos. A seguir, vamos descobrir as 5 Formas que a Aliger Resolve Problemas:
1- Aliger Mantis
Na indústria 4.0, na hora de conectar os dois mundos, dois fatores fazem a diferença para empresas de todos os portes e setores:
1- Produção de Soluções Inteligentes
2- Capacidade de Automação dos Processos
Ou seja, caso a linha de produção e serviços de uma empresa específica não apresente propostas inteligentes para os problemas, o Aliger Mantis pode ser uma solução viável.
O Aliger Mantis utiliza uma forma de inteligência artificial conhecida como Machine Learning, onde um computador pode tomar decisões sem necessariamente estar programado para isso.
Assim, podemos classificar o produto como um sensor industrial para monitoramento multidimensional de estruturas mecânicas complexas, como pontes, aerogeradores, turbinas e várias outras aplicações.
Com a IA aprendendo e sendo alimentada pelos sensores e algoritmos, o processo se torna automatizado e é feito o monitoramento e descoberta de qualquer indício de falhas que podem acontecer futuramente.
2- ANEFUS
Conforme dados divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Indústria 4.0 está prestes a trazer uma revolução econômica, resultando em uma economia significativa para o setor industrial.
A projeção é que a redução de custos industriais alcance a marca de R$ 73 bilhões por ano.
Esse valor abrange ganhos decorrentes da maior eficiência nos processos produtivos, economia de energia e diminuição dos custos de manutenção de máquinas, entre outros benefícios.
Portanto, de olho nesses dados, a Aliger dispõe o software ANEFUS (Aliger Neural Fusion Software) que colabora com a corrida da indústria 4.0 e consegue integrar novos negócios.
O software ANEFUS permite fazer inspeção industrial não somente com visão computacional, mas também com redes neurais profundas próprias de detecção e classificação.
Para descobrir mais sobre o ANEFUS e a aplicabilidade da computação acelerada da Aliger na sua empresa, entre em contato e clique em “Converse Conosco” no botão do lado direito da tela.
3- Internet das Coisas (IoT)
Segundo uma pesquisa realizada pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), 32% das 227 empresas entrevistadas (pequeno, médio e grande porte) desconhecem o conceito de Indústria 4.0.
No entanto, outros 68% têm uma visão mais otimista e enxergam essa tendência como uma oportunidade para aumentar a produtividade e promover maior integração nos negócios.
Esses dados integram uma realidade de perspectivas distintas dentro do cenário industrial brasileiro.
Nesse sentido, a Internet das Coisas, aliada com outros recursos, pode automatizar processos e gerar soluções inteligentes.
A Aliger utiliza a IoT para conectar dispositivos físicos à internet, permitindo o monitoramento e controle remoto de processos e sistemas.
Com a IoT, é possível coletar dados em tempo real e tomar decisões mais assertivas.
4- Blockchain
Em quarto lugar, temos a tecnologia blockchain. Através dela, é possível criar registros imutáveis e confiáveis, eliminando intermediários e agilizando processos.
Uma forma inteligente de aplicar essa tecnologia, é através das fazendas digitais – novas maneiras de cultivar mais alimentos de maneira sustentável.
Existe assim, a aplicação de métodos de localização de precisão e informações de qualidade para iluminar, prever e reagir às questões de cultivo em toda a fazenda.
Como resultado, o registro de blockchain, pode ser aplicado como um código exclusivo que rastreia cuidadosamente as mercadorias por todas as partes da transação.
É praticamente uma prova de propriedade universal e confiável, o que ajuda a acelerar a compra de alimentos e produtos, pois minimiza os riscos para os compradores e protegendo os consumidores.
Essa funcionalidade também está funcionando na fazenda moderna para tornar a agricultura mais produtiva.
Depois que as mercadorias saem da fazenda, sua trilha é rastreada para o varejista, o que torna o consumo mais inteligente.
5- Inteligência das Coisas
Antes, falamos um pouco sobre a internet das coisas. Mas existe outro fator importante para entrar na Indústria 4.0: Inteligência Artificial.
A IA é outra tecnologia essencial para a Aliger, pois permite o desenvolvimento de soluções inteligentes e automatizadas.
Com algoritmos avançados, a IA analisa dados, prevê tendências e otimiza operações para melhorar a eficiência e a produtividade.
Assim, a inteligência das coisas é a soma de IA + IoT. O conceito foi desenvolvido e registrado pela Aliger, e utiliza os dados para fazer curadoria e orientar os clientes sobre uso das melhores tecnologias.
Pense em como isso também beneficia o setor varejista. Numa prateleira, por exemplo, o sistema de inteligência é capaz de detectar a saída de produtos e acionar o reabastecimento direto do estoque.
Por isso, a contribuição da inteligência das coisas é imprescindível para gerar vantagem competitiva.
Dessa forma, no botão do canto inferior direito, você entra em contato e conversa conosco para entendermos o problema e buscarmos uma solução inteligente.