Predições do IEEE Para 2023
A revolução cognitiva é uma realidade e o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) compartilhou algumas informações relevantes.
Inicialmente, a renomada organização técnico-profissional comprometida com a promoção do avanço tecnológico em prol da humanidade, divulgou as descobertas de sua pesquisa intitulada “O Impacto da Tecnologia em 2023”.
E se hoje temos a oportunidade de analisar quais são as tendências, novas tecnologias e o que pode realmente funcionar daqui para frente, em parte se deve a esse relatório.
Inclusive, essa pesquisa é caracterizada como um “Estudo Global IEEE” e teve participação de líderes destacados no campo da tecnologia.
Muito mais do que ter envolvido lideranças globais de tecnologia dos EUA, Reino Unido, China, Índia e Brasil, proporcionou insights valiosos sobre o panorama tecnológico atual e futuro.
Sobre o Instituto de Engenheiros
A tecnologia sempre está transformando o mundo, e o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) também analisa o funcionamento dessas mudanças.
Ou seja, estamos falando de uma organização profissional sem fins lucrativos, que gera e agrega valor para mundo inteiro.
Fundado em 1963, tem hoje mais de 400 mil membros espalhados por mais de 160 países, um fato que apenas reforça o compromisso da organização.
Contudo, a instituição é responsável por estabelecer e promover diretrizes e normas que desempenham um papel fundamental na sustentação de produtos e serviços relacionados à:
- Tecnologia da informação
- Telecomunicações
- Geração de energia
Além desse importante papel, o IEEE também assume um papel significativo na publicação de quase um terço de toda a literatura técnica mundial, abrangendo uma vasta gama de campos, incluindo eletrônica, ciência da computação e engenharia elétrica.
Em outras palavras, a extensa contribuição literária desempenha um papel crucial na disseminação de conhecimento técnico e científico, impactando positivamente esses setores essenciais.
Resultados e Desafios para o Brasil:
Nesse sentido, Chief Information Officers (CIOs), os chamados Chief Technology Officers (CTOs) e líderes em tecnologia foram pesquisados globalmente sobre as principais tendências tecnológicas, prioridades e previsões para 2023.
Assim, em relação ao Brasil, os seguintes dados foram obtidos:
- Telecomunicações (60%), Serviços Bancários e Financeiros (48%) e Mídia e Entretenimento (48%) foram os setores mais impactados pela tecnologia em 2022
- Em 2023, os setores mais impactados serão Automotivo e Transporte (44%), Telecomunicações (40%) e Assistência Médica (Healthcare) (40%)
- Inclusive, as áreas mais importantes da tecnologia no próximo ano serão 5G (66%), Metaverso (62%), Realidade aumentada (38%), Computação em Nuvem (36%) e Internet Industrial das Coisas (IIoT) (34%)
- Nesse ponto, 97% dos entrevistados concordam que o 5G impactará a conectividade e a automação dos veículos em 2023
- Em 2023, os setores de Entretenimento, Esportes e Transmissão de Eventos Ao Vivo (70%), Aprendizagem e Educação Remota (50%) e Comunicação Pessoal e Profissional (44%) devem ser os segmentos mais beneficiados pelo 5G no Brasil
IEEE 2023: Dados do Estudo Mundial
Nesse sentido, do ponto de vista global, o estudo destaca as cinco principais tecnologias atuantes em 2023, segundo os pesquisados:
- Computação em nuvem, apontada por 40%;
- Tecnologia 5G, indicada por 38%;
- Metaverso, relacionada por 37%;
- Veículos elétricos (EVs), levantada por 35%;
- Internet Industrial das Coisas (IIoT), citada por 33%.
Enfim, na indústria, os principais setores impactados pela tecnologia no próximo ano serão:
- Telecomunicações, 40%;
- Automotivo e transporte, 39%;
- Energia, 33%;
- Serviços bancários e financeiros 33%.