Transdisciplinaridade Significa Inovar

A transdisciplinaridade, em vez de seguir apenas as regras, adiciona elementos de outras matérias e tecnologias.

A tecnologia é uma ferramenta para resolver problemas, facilitar processos e construir novas oportunidades. Acrescente o desenvolvimento tecnológico transdisciplinar, e tudo fica melhor ainda.

Esse termo é sobre uma abordagem para reconhecer que muitos problemas complexos não podem ser resolvidos apenas olhando para uma única área de conhecimento, como a matemática ou a biologia, por exemplo.

Assim, essa forma de lidar e desenvolver soluções tecnológicas, é como se fosse jogar xadrez 3D.

Diferente do xadrez tradicional, a versão 3D envolve sete placas tridimensionais para as peças se movimentarem, o que resulta em novas estratégias.

Ou seja, a transdisciplinaridade, em vez de seguir apenas as regras tradicionais do xadrez, adiciona elementos de outras matérias e tecnologias.

Continue com a Aliger para descobrir mais nesse artigo a seguir!

Detalhes Sobre a Abordagem Tecnológica

Quando o assunto é sobre tecnologia e inovações tecnológicas, podemos citar pelo menos outras três abordagens de ensino – interdisciplinar, pluridisciplinar e multidisciplinar. Em maiores detalhes:

1- Interdisciplinar:

Definição: Envolve uma colaboração mais profunda entre diferentes disciplinas, com o objetivo de criar uma abordagem integrada para entender e resolver um problema.

Exemplo: Um programa acadêmico que combina elementos de biologia, química e física para estudar os processos de fotossíntese em plantas, buscando uma compreensão completa da interação entre essas disciplinas.

2- Pluridisciplinar:

Definição: Similar à multidisciplinaridade, envolve o uso de várias disciplinas para abordar um problema, mas com uma maior ênfase na colaboração e comunicação entre as disciplinas.

Exemplo: Um centro de pesquisa em saúde que reúne médicos e psicólogos, para colaborar na compreensão e tratamento de uma condição médica complexa.

3- Multidisciplinar:

Definição: Abordagem em que várias disciplinas são usadas para abordar um problema ou questão, mas cada disciplina opera de maneira independente, sem uma integração profunda entre elas.

Exemplo: Um projeto de pesquisa que envolve cientistas de diferentes áreas, trabalhando em aspectos separados de um problema, mas sem colaborar ou integrar seus resultados.

O Desenvolvimento Tecnológico Transdisciplinar

A transdisciplinaridade vai além das abordagens mencionadas acima. Pois reconhece que problemas complexos não podem ser solucionados apenas por meio da colaboração entre disciplinas.

É como se fosse um nível mais avançado de interdisciplinaridade, onde a ênfase está na conexão profunda entre áreas de conhecimento para criar novas perspectivas e soluções inovadoras.

Portanto, enquanto a multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e interdisciplinaridade fiquem mais limitadas quanto aos métodos e resultados…

A abordagem adotada desde o título desse artigo, consegue ter uma desenvoltura melhor.

Em última análise, é como se fosse elevar o jogo de xadrez a um novo nível de desafio e descoberta intelectual, o “pensar fora da caixa” é a parte mais importante para inovar no campo tecnológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *